LeBron James foi listado com uma entorse no tornozelo esquerdo nos últimos 18 relatórios de lesão pré-jogo que o Lakers divulgou antes de seu 21º jogo da temporada contra o Boston Celtics no sábado. Em outros dois jogos, ele foi listado apenas com dores. O único jogo em que ele não apareceu no relatório de lesão foi o primeiro jogo da equipe da temporada contra o LA Clippers.

Basta dizer que o tornozelo esquerdo de James o está incomodando pelo menos um pouco. Apesar disso, ele ainda não perdeu um jogo, mas o técnico do Lakers, Frank Vogel, disse que fazer isso é uma opção se o tornozelo começar a incomodar mais James.

“Nós conversamos sobre o assunto. Se for necessário, faremos isso. Ele não achou que fosse necessário ”, disse Vogel na quinta-feira, pouco antes de James jogar novamente, apesar de ser listado como questionável para jogar.

“(Ele) ainda tem alguma dor de vez em quando. Ele está jogando todos os dias, mas não é nada preocupante. ”

A disponibilidade de James contrasta com a forma como o Lakers lidou com Anthony Davis, que não jogou partidas seguidas das quatro séries back-to-back que o Lakers teve até agora. Mas também precisamos lembrar que James e Davis são jogadores diferentes e que, embora James seja mais velho, o tipo de corpo mais esguio de Davis e as constantes colisões com o chão o tornaram muito mais sujeito a lesões ao longo de sua carreira. Ele também está saindo de uma lesão no tornozelo ainda não revelada nas finais da NBA, uma série pela qual James passou relativamente saudável. James também demonstrou ser muito mais talentoso no gerenciamento de carga de jogo do que Davis.

Também existe a realidade de que ninguém está fazendo James jogar, ou forçando Davis a se sentar. No final, esses dois caras – especialmente James – têm muito a dizer sobre o que fazem e o que não fazem com esta organização. Cada vez que ele é questionado sobre a saúde de James e / ou a possibilidade de ele ficar de fora, Vogel traz à tona as discussões que ele, James, a equipe médica e a equipe médica têm enquanto colaboram sobre qual é a melhor decisão. Dado que James é de fato o membro de mais alto escalão desse grupo, não é estranho supor que a decisão final sobre a maioria dessas coisas cabe a ele.

E ouvir LeBron dizer isso, é saber que ele está bem.

“Eu não fico cansado. Eu não me sinto cansado. Eu durmo. Eu consigo meu descanso. Eu tenho muita energia. Eu não me canso ”, disse James depois de jogar mais de 35 minutos pela quinta vez em seis jogos, um limite que ele ultrapassou apenas três vezes nos 14 jogos anteriores.

Mas, apesar dessa tendência de crescimento, o Lakers ainda está se saindo melhor em manter o uso de James baixo do que qualquer um de seus times anteriores. Ele está jogando o mínimo de minutos de sua carreira pela terceira temporada consecutiva, então, mesmo que ele esteja jogando todas as noites, entre ter menos minutos e os Lakers quase nunca treinando, a organização está fazendo sua parte para manter sua milhagem baixa durante esta temporada estranha.

E o verdadeiro motivo pelo qual o Lakers está mantendo James no relatório de lesões, mais do que provavelmente, é apenas para que ele possa ficar de fora se quiser. Vogel disse semanas atrás que a equipe continuaria listando James no relatório de lesão até que ele não tivesse nenhuma dor no tornozelo.

Outra possível razão para o Lakers fazer isso? A NBA começou a reprimir os relatos de lesões inconsistentes das equipes nos últimos anos, culminando com a multa do então técnico do Clippers, Doc Rivers, em US $ 50.000 por dizer que Kawhi Leonard “se sente ótimo” enquanto a equipe o listava no relatório de lesões .

Desde então, as equipes da liga têm sido muito mais consistentes em garantir que seus relatórios de lesões sejam completos, transparentes e consistentes. O Lakers listando James com isso também permite que eles o posicionem mais facilmente para gerenciamento de pseudo carga no futuro, porque eles podem documentar que ele está lidando com uma lesão e é por isso que ele está de fora.

Então, sim, LeBron James tem 36 anos, e sim, ele está em sua 18ª temporada. Mas por mais que pareça que ele está avançando a todo vapor jogando todas as noites, o Lakers parece estar controlando a situação muito bem – e provavelmente melhor – do que qualquer equipe já fez. E até ele parece entender que algum descanso pode ser necessário em algum ponto.

Para um competidor voraz como James, certamente não é um ato de equilíbrio fácil, mas a organização pelo menos parece ter planos de contingência para atingir os freios de emergência e manter James saudável. Só não espere que ele os use se ainda se sentir relativamente saudável e como se ainda pudesse perseguir mais um MVP.

Analista sugere troca para o Lakers acertar seu maior problema