A pouco mais de três meses para o começo da temporada 2025-26 da NBA, o futuro de LeBron James com o Lakers nunca foi tão incerto. Após exercer seu direito à Player Option e renovar automaticamente por mais um ano com a franquia, o camisa 23 teve seu nome envolvido em situações que colocam em cheque sua permanência em Los Angeles.

Nas últimas semanas, o nome de LeBron passou a ser especulado inclusive em possíveis trocas. Segundo informações da imprensa dos Estados Unidos, ao menos quatro equipes demonstraram interesse em contar com o astro já na próxima temporada. Agente de LBJ, Rich Paul teria recebido ligações de Warriors, Sixers, Mavericks e Cleveland Cavaliers.

Prestes a completar 41 anos, LeBron James se tornará o primeiro atleta na história a atuar em 23 temporadas da NBA. Como ele ainda não fez nenhum anúncio sobre uma possível aposentadoria, é esperado que ele atue, pelo menos, até completar 42. Caso seja trocado, esta seria a primeira vez na carreira.

Por que LeBron James pode pedir para ser trocado pelo Lakers

lebron-james

O cenário de incerteza entre LeBron e Lakers começou logo após o anúncio de renovação, graças a uma declaração pública de Rich Paul. Ele afirmou que ambos entendiam a situação da franquia ao priorizar construir uma equipe para o futuro, pensando em Luka Doncic como principal figura, mas que seu atleta tem o interesse de estar em uma situação em que possa vencer agora.

Isso abriu brecha para outras situações. O jornalista John Gambadoro, do programa Burns and Gambo Show, trouxe a informação de que LeBron James e Ausitn Reaves não gostam de jogar com Luka Doncic. Aaron Reilly, agente de Reaves, desmentiu o boato. Austin tem o maior respeito por Luka e realmente gosta de jogar ao lado dele. Qualquer sugestão contrária é completamente falsa. Ele está animado para estar em quadra com Luka, agora e no futuro”, afirmou. Do lado de LeBron, nada foi dito.

Outro acontecimento que chamou atenção dos fãs nas redes sociais foi a partir do anúncio de DeAndre Ayton, pivô buscado pelo Lakers. LeBron James, bastante ativo nas redes sociais, nunca se manifestou sobre a chegada do novo companheiro, nem mesmo para desejar as boas-vindas.

Como está a relação entre LeBron e os Lakers

Apesar disso de todas as polêmicas, LeBron James foi visto recentemente em Las Vegas, acompanhando de perto o duelo entre Lakers e Clippers pela Summer League. O motivo era especial: apoiar seu filho, Bronny James, que faz suas segunda participação no torneio.

A presença de Bronny no elenco, aliás, é vista como mais um fator importante para a permanência de LeBron em Los Angeles. Se no ano de estreia ele teve a chance de realizar o sonho de ter seu filho no elenco, algo que falava publicamente há anos, agora é possível que eles tenham ainda mais minutos em quadra juntos, dada a evolução que Bronny tem demonstrado.

Durante o evento, LeBron foi flagrado ao lado do General Manager Rob Pelinka, com quem teve uma conversa descontraída e trocou risadas nas arquibancadas. A cena reforçou a impressão de que, apesar das especulações, o vínculo entre James e a franquia permanece sólido — ainda que o futuro imediato siga indefinido.