Na sexta-feira, a segunda metade da NBA 2020-21 começou oficialmente para o Lakers. O time enfrentou uma sólida equipe do Indiana Pacers, saindo com uma vitória apertada por 105 a 100.
À primeira vista, pode parecer que as coisas estão bem para o Lakers, mas ainda existem algumas preocupações reais.
Por um lado, Anthony Davis ainda está com uma crise de tendinose de Aquiles e uma distensão na panturrilha. Ele foi reavaliado na sexta-feira, e a equipe reportou que ele será avaliado novamente daqui há duas semanas.
O Lakers ainda tem o suficiente para vencer a maioria de seus jogos sem ele por enquanto, mas algumas coisas precisam melhorar.
Contra o Pacers, Kyle Kuzma fez um ótimo jogo, e Montrezl Harrell se destacou no momento decisivo. Mas eles foram os únicos dois Lakers que jogaram todo o seu potencial.
A defesa da equipe tem se mantido muito bem, mas ofensivamente eles precisam de melhorias. No final das contas, LeBron James ainda é o melhor jogador da liga, mas ele precisa de ajuda.
Ninguém quer que ele se canse neste ponto da temporada e não tenha gás suficiente para os playoffs, ou possivelmente se machuque devido ao seu uso excessivo.
Outros jogadores têm que jogar melhor do que antes, e há três caras em particular que precisam melhorar seu jogo se o Lakers quiser ser novamente campeão da NBA.
3. Wesley Matthews
Quando o Lakers contratou Matthews durante a offseason, eles o imaginaram não apenas como um ala defensor produtivo de que precisavam, mas também sentiram que ele forneceria alguns chutes de 3 pontos confiáveis.
Bem, não funcionou como planejado até agora.
Na temporada, ele está acertando apenas 33,3% de suas tentativas de 3 pontos e patéticos 35,5% de suas tentativas de cestas em geral.
Matthews pode não ser tão importante quanto vários outros jogadores do time, mas o Lakers precisa que ele seja, pelo menos, um atirador acima da média.
Depois de arremessar muito bem da linha dos três em dezembro e janeiro, o Lakers simplesmente enfriou desde então. Em fevereiro, eles fizeram apenas 29,6% de longa distância.
Durante esse tempo, Matthews atirou em apenas 30,6 por cento de lá, e ele ainda não acertou nenhuma bola em março.
Matthews sempre foi um bom atirador de 3 pontos, já que tem 38% em sua carreira, então seria de se esperar que ele produzisse nesse departamento para L.A.
2. Kentavious Caldwell-Pope
Caldwell-Pope foi um jogador importante no ano passado, quando o Lakers venceu tudo. Ele despertou o time com seu chute de 3 pontos e foi uma parte importante do que foi indiscutivelmente o ataque rápido mais letal da NBA.
Ele teve um excelente início de temporada, mas como a equipe em geral, ele esfriou nas últimas semanas.
Caldwell-Pope acertou apenas 32,1 por cento dos três pontos em fevereiro, depois de acertar 47,8 por cento em seus primeiros 17 jogos.
Nos três jogos disputados em março até agora, ele foi ainda pior, com 22,2 por cento.
Uma vez que ele é um elemento fixo na equipe titular, Caldwell-Pope é responsável por espaçar o chão e ser um dos caras responsáveis para matar bolas no contra-ataque.
Bem, o ataque da equipe não está bem. O Lakers marcou 110,4 pontos por jogo em fevereiro, o que foi apenas o 20º na liga, e tenha em mente que essa estatística inclui vários períodos de prorrogação. Nem um pouco aceitável.
Se Caldwell-Pope encontrar seu arremesso desaparecido, isso ajudará muito o Lakers a se tornar um time ofensivo de elite como no ano passado.
1. Anthony Davis
No final das contas, quando ele voltar e estiver 100% saudável, Davis, mais do que qualquer outro na equipe, precisa melhorar seu jogo se o Lakers quiser ir até a final novamente na hora dos playoffs.
Quando ele chegou a Los Angeles, alguns questionaram se ele era algo mais do que um jogador frágil que marcava grandes números em times ruins ou medíocres.
Ele provou definitivamente que isso não era verdade. Ele teve uma média de 26,1 pontos e 9,3 rebotes por jogo durante a temporada regular, depois aumentou para 27,7 pontos e 9,7 rebotes por jogo durante os playoffs.
Na verdade, ele se tornou um dos poucos jogadores a atirar pelo menos 50% de quadra, 40% da linha de 3 pontos e 90% da linha de lance livre durante as finais da NBA.
Mas por alguma razão, até agora nesta temporada, Davis tem sido decepcionante.
Ele caiu para 22,5 pontos e 8,4 rebotes por jogo, e tem arremessado um pouco menos. Até mesmo seu arremesso de lance livre, que sempre foi uma força, caiu de 84,6 por cento na temporada passada para medíocres 71,5 por cento nesta temporada.
Leia em seguida: 3 trocas que dificultariam as chances de título do Lakers
Será o cansaço causado por uma entressafra tão curta? É porque ele já não estava saudável antes de machucar seu Aquiles?
Seja qual for o caso, quando um superstar não joga no nível de superstar, isso pode custar sozinho ao seu time um título da NBA. Vamos torcer para que Davis volte ao seu jogo dominante quando retornar nesta temporada.