O Los Angeles Lakers, e não o Los Angeles Clippers, é o favorito ao título da NBA.

O Lakers acabou de vencer seu título de nº. 17 e fontes dizem que você ainda pode sentir o cheiro de champanhe na Disney World. Apenas dois meses depois de vencer o Miami Heat em seis jogos, o Lakers está de volta à quadra para iniciar a temporada de defesa da sua conquista.

Nada mudou muito em termos do panorama geral da liga. Houve uma boa movimentação de jogadores e certas equipes (como o Phoenix Suns) serão melhores. Mas, no geral, os mesmos candidatos da última temporada são candidatos nesta temporada. A única coisa que pode realmente mudar isso é uma possível troca de James Harden.

Tendo dito, vamos comparar o Lakers com outros candidatos ao título da NBA começando com o Clippers, time que será o primeiro adversário de LeBron e companhia na estreia da temporada regular no dia 22.

1. A dupla de estrelas do Lakers é simplesmente melhor

Houve um pouco de resistência dos torcedores do Clippers sobre esse ponto na última temporada. Kawhi Leonard tinha acabado de vencer o MVP das Finais da NBA e Paul George tinha acabado de terminar um ano em que foi finalista do MVP.

Kawhi e George são ótimos, isso não há duvidas, mas a temporada não saiu como o esperado para essa dupla. LeBron James e Anthony Davis eram notavelmente mais funcionais, com LeBron terminando como finalista MVP e AD terminando como finalista Jogador Defensivo do Ano.

O que as estrelas do Lakers são capazes de fazer são simplesmente incomparáveis. Enquanto Kawhi entra em seu modo matador e não perde um arremesso, o Clippers fica pior quando ele está tendo uma noite ruim, algo que o Lakers realmente não se afeta demais quando Lebron não está produzindo tanto.

Quando LeBron teve uma noite de menos produção nos playoffs, normalmente significava que AD tinha detonado pelo menos 35 pontos e 10 rebotes. Quando AD não estava tão envolvido na ataque, era porque LeBron estava indo para o aro e marcando 35 pontos.

George é mais fácil de conter do que AD. Embora não seja fácil defender uma estrela, há mais defensores nesta liga cujo trabalho é impedir alguém como Paul George. AD é muito grande e muito habilidoso. Até mesmo Rudy Gobert teve sérios problemas com AD na bolha.

2. A segunda unidade do Lakers é muito melhor

A segunda unidade do Lakers é de longe melhor do que a do Clippers.

O Lakers contratou o melhor banco do Clippers em Montrezl Harrell, embora o Clippers o tenha substituído por Serge Ibaka. Ibaka se encaixa no que o Clippers precisa mais do que Harrell, mas Harrell será maximizado, especialmente defensivamente, mais em LA.

Podemos comparar Dennis Schroder e Lou Williams, pois eles têm funções semelhantes como pontuadores do banco. Schroder pode com certeza trazer a mesma destreza na pontuação que Williams e também joga uma defesa significativamente melhor. Williams foi um dos piores armadores defensivos da liga na temporada passada.

Kentavious Caldwell-Pope / Wesley Matthews são mais comprovados e dinâmicos do que Luke Kennard, Alex Caruso é melhor do que Reggie Jackson, e ainda dá pra dizer que a dupla Kyle Kuzma e Markieff Morris se sobressai contra Nicolas Batum e Patrick Patterson.

Nós nem mencionamos Talen Horton-Tucker. Se – e vamos nos certificar de deixar claro que isso é um se – ele continuar a jogar em seu nível atual, ele provavelmente seria o segundo melhor jogador no banco dos Clippers por causa de suas capacidades tanto da defesa como no ataque.

3. A equipe técnica do Lakers leva vantagem

Existem algumas variáveis, já que Tyronn Lue tem um histórico de carreira bastante lamentável quando LeBron James não estava jogando no Cleveland Cavaliers.

No entanto, uma coisa que sabemos é que o Lakers tem uma equipe técnica fantástica.

Vogel realmente tinha uma compreensão das rotações e planejou defensivamente o Lakers para muito sucesso. O Lakers foi o primeiro time a realmente limitar o Portland Trail Blazers na bolha, limitou um ataque poderoso do Rockets e Nuggets e obteve sucesso defensivamente contra o Miami.

Vogel sabe o que está fazendo e podemos confiar nele gerenciando essa rotação para maximizar o sucesso, mas também equilibrar a carga de trabalho de LeBron e AD ao longo da temporada.

Por enquanto não da pra entender o amor que Lue está recebendo dos torcedores do Clippers. As rotações e gerenciamento de jogo de Doc Rivers foram lamentáveis nos Playoffs da NBA. Não há absolutamente nenhuma maneira de refutar isso.

No entanto, eles o substituíram por um cara que já fazia parte do problema? Não era Lue quem tomava as decisões, mas não é como se eles estivessem passando por uma mudança de cultura ou trazendo uma nova cara. Eles substituíram um treinador principal por seu assistente, que tinha a função de ajudar a planejar essas rotações e jogadas.

Será naturalmente uma melhoria em relação a Rivers, mas o Clippers não está dando esse salto exponencial com o novo treinador principal.

Lakers e Clippers abrem a temporada da NBA na próxima terça feira.

Leia em seguida: 3 vantagens que o Lakers tem sobre o Nets de Durant e Irving