Com o fim da EuroBasket 2025 e a aproximação do training camp, cresce a expectativa da torcida do Los Angeles Lakers para ver a nova versão de Luka Doncic: mais leve, mais ágil e com fome de vitória. Após emagrecer e melhorar sua mobilidade, Doncic teve uma performance histórica no torneio, com média de 34,7 pontos por jogo, mostrando evolução até mesmo na defesa.

EuroBasket muda os planos do Lakers

LeBron James e Luka Doncic jogando pelo Lakers.

A atuação de Doncic impressionou tanto que mudou a estratégia da franquia. Antes, o Lakers cogitava abrir mão de uma ou duas temporadas visando uma possível investida em Giannis Antetokounmpo. Agora, segundo múltiplos relatos, o time entrou em modo “win now” e está disposto a assumir contratos longos, desde que tragam impacto imediato.

O gerente geral Rob Pelinka confirmou a mudança de tom em entrevista à ESPN: “O jogo do Luka no EuroBasket deixou claro ao mundo que ele está naquela curtíssima lista de candidatos a melhor jogador do planeta, se não no topo. […] Ter Luka e LeBron nos permite pensar cuidadosamente no valor da opcionalidade, e isso também significa agir no presente.”

A última dança de LeBron James?

Com LeBron James entrando no último ano de contrato, o Lakers sabe que precisa aproveitar ao máximo o que pode ser sua temporada final em Los Angeles. Pelinka destacou a importância de não desperdiçar essa oportunidade: “Se houver maneiras inteligentes de investir nas nossas aspirações de título para o próximo ano, vamos executar. Ter esses dois jogadores juntos é um momento importante e faremos de tudo para entregar o 18º campeonato da franquia.”

Doncic confia no projeto do Lakers

Mais do que falar, Doncic mostrou comprometimento ao assinar em 2 de agosto uma extensão de três anos no valor de US$ 165 milhões, no primeiro dia em que se tornou elegível. A renovação dissipou os temores de que ele pudesse não se comprometer a longo prazo após a troca em fevereiro. Agora, a expectativa é de que o esloveno construa sua carreira inteira em Los Angeles.

“Ele reforça todos os dias que seu objetivo é ganhar um campeonato”, disse uma fonte próxima ao jogador à ESPN. “Ele confia no front office e no que está sendo construído.”

O que vem pela frente

Aos 26 anos, Doncic já é considerado um dos melhores jogadores da NBA e deseja coroar sua trajetória no Lakers com múltiplos títulos de MVP e, principalmente, anéis de campeão. O recado dele e da franquia é claro: o futuro é agora.