Após a derrota do Lakers por 111-108 para o Brooklyn Nets, onde Luka Doncic registrou um triplo-duplo com 22 pontos, 12 rebotes e 12 assistências, mas teve dificuldades nos arremessos (8 de 26 de quadra e 3 de 10 da linha de três), o comentarista Colin Cowherd fez uma avaliação crítica sobre a fase do jogador no Lakers, questionando sua condição física e impacto defensivo desde que chegou ao time.
“Precisamos ser honestos sobre Luka: ele não tem sido consistentemente ótimo como jogador do Lakers. Sabemos que ele ainda está jogando para entrar em forma, sabemos que ele é fraco defensivamente”, disse Cowherd.
Ele também expressou dúvidas sobre a capacidade de Doncic de voltar ao seu nível máximo nesta temporada.
“Mas quando eu assisto Luka, ele não parece o mesmo de dois anos atrás. Talvez ele consiga jogar seu caminho de volta para isso… Mas é muito difícil recuperar a forma física quando você só começa a jogar em fevereiro. Então, não acho que veremos o grande Luka este ano. Acho que veremos uma versão melhorada dele, mas não a melhor possível – ele precisa de uma offseason para entrar em forma”, acrescentou Cowherd.
"We have to be honest about Luka [Doncic]: He has not been consistently great as a Laker… when I watch Luka, he doesn't look like Luka 2 years ago. … I don't think we're gonna see the great Luka this year."
—Colin Cowherd
(via @TheHerd)pic.twitter.com/kvxACKZBZZ
— ClutchPoints (@ClutchPoints) March 11, 2025
Não sejamos duro com Luka tão cedo assim após sua chegada ao Lakers, mas Cowherd tem seu ponto. Luka está longe de estar em forma e embora seja um jogador fantástico, conquistando triplo-duplos mesmo nessas condições, ele ainda não mostrou lampejos do que já foi um dia no Mavericks.
Após a derrota do Lakers para o Nets, Luka fez seu papel de líder e chamou a responsabilidade pela falta de comunicação do time:
"Quando o JJ falou sobre falta de comunicação hoje, esse era o ponto. A culpa é minha, e deveríamos ter feito melhor nisso."
Sem LeBron, afastado por lesão, Luka tem sua grande chance de provar que pode ser um pilar do Lakers nos próximos anos e precisa estar disposto a fazer isso desde já.
Luka não é um jogador qualquer, e nesse patamar, é cobrado muito mais do que a grande maioria. O torcedor do Lakers não espera nada além de atuações fenomenais dentro de quadra, e cá pra nós amigos, o Lakers não é o Mavericks.
O bom disso tudo, é que ele tem bastante tempo para isso.
![]()
Retrospecto de Luka no Lakers
Desde a chegada de Doncic em 2 de fevereiro, o Lakers venceu 12 dos últimos 16 jogos, e tem uma campanha de 8-4 com ele em quadra. A sequência de vitórias mais longa da equipe desde a temporada do título de 2019-20 foi interrompida no sábado, na derrota para o Boston Celtics.
Atualmente, Doncic tem médias de 24,5 pontos, 8,4 rebotes, 8 assistências e 1,8 roubo de bola por jogo, com 39,9% de aproveitamento nos arremessos e 32,2% nas bolas de três desde que chegou ao Lakers. Ele ainda está buscando recuperar seu melhor ritmo após a lesão na panturrilha que o deixou fora por 22 jogos antes de sua estreia, mostrando flashes de sua habilidade de criação de jogadas, apesar das inconsistências na pontuação.
Com uma campanha de 40-23 e ocupando a terceira posição na Conferência Oeste após duas derrotas seguidas, o Lakers agora encara um trecho complicado do calendário. O time enfrentará o Milwaukee Bucks (36-27) na noite de quinta-feira antes de um confronto contra o Denver Nuggets (42-23) na sexta-feira, em uma sequência desafiadora de jogos em dias consecutivos. Após essas partidas, a equipe retorna a Los Angeles para uma série de cinco jogos em casa, buscando solidificar sua posição na briga pelos playoffs do Oeste.