Luka Doncic se juntará à seleção de basquete da Eslovênia em 4 de agosto para os treinos antes da EuroBasket, que começa no fim do mesmo mês. Mas antes disso, ele precisará retornar aos Estados Unidos para tratar de uma questão muito importante com o Los Angeles Lakers.
O novo contrato de Luka Doncic
O técnico da seleção eslovena, Aleksander Sekulic, confirmou que Luka Doncic irá retornar aos Estados Unidos antes do dia 4 de agosto para "cumprir todas as obrigações" antes de se juntar ao resto da equipe.
Isso significa que ele chegará com um pouco de atraso —que foi avisado e aceito previamente. De acordo com as regras da NBA, Luka já estará liberado para treinar com a seleção no dia 30 de julho.
![]()
No dia 2 de agosto, o astro estará elegível para assinar uma extensão contratual com o Lakers no valor de até US$ 228 milhões para até quatro anos. Então, é esperado que essa viagem seja justamente para ajustar os termos e assinar um novo vínculo com o time de Los Angeles. As informações são do site Sportklub, da Eslovênia.
Ainda não se sabe se Luka aceitará os valores e período máximo, já que ele pode negociar um contrato menor agora para garantir um supermax, com um salário bem maior e um vínculo mais extenso, em 2028.
Essa é, na verdade, o único assunto que falta resolver para que o contrato seja assinado, já que o Lakers está confiante de que Doncic aceitará a extensão —tanto que na seleção, ele será acompanhado por Greg St. Jean, assistente técnico do Lakers.
Lakers e Luka estão em sintonia
Nas últimas semanas, Luka vem trabalhando nos bastidores para montar uma equipe competitiva o bastante na próxima temporada, dentro da flexibilidade financeira que o Lakers tem hoje.
Enquanto todos esperavam um olhar do front office voltado para agentes livres, Luka conversou com nomes que estavam dispostos ou prestes a concordar com um buyout —foi o caso de Deandre Ayton e Marcus Smart, que tinham vínculos mais longos em seus respectivos times, mas não estavam satisfeitos.
Os dois recém-chegados confirmaram que receberam mensagens diretas de Doncic, e que foi exatamente isso que pesou na decisão de aceitar um contrato com o Lakers —especialmente Smart, que tem uma longa e bonita história com o Boston Celtics, nosso maior rival. A torcida verde provavelmente o acusará de traição.
Para a diretoria, não faria o menor sentido Luka Doncici recrutar bons jogadores se não tivesse a intenção de permanecer em Los Angeles por bastante tempo, ainda que os novos contratados tenham assinado um vínculo de apenas dois anos.