Com a offseason se aproximando, a free agency será um momento decisivo para o Lakers. Além de buscar reforços para construir um elenco mais sólido ao redor de Luka Doncic, o time também precisa resolver a situação contratual de sete jogadores que podem, ou vão, se tornar agentes livres em diferentes formatos.

Abaixo, uma análise de cada nome, do menos ao mais provável de retornar para a temporada 2025-26.

Alex Len

Alex Len (UFA)

Status: Agente Livre Irrestrito

Previsão: Pouquíssima chance de retorno

Contratado no meio da temporada para tentar aliviar os problemas no garrafão, Len teve desempenho irrelevante e ficou fora da rotação nos momentos decisivos. O Lakers deve buscar outras opções de tamanho e impacto, tchau e bênção.

Markieff Morris

Markieff Morris (UFA)

Status: Agente Livre Irrestrito

Previsão: Dispensável

Parte da troca por Doncic, Morris está longe de ser o jogador que ajudou o Lakers em 2020. Aos 35 anos, não se provou útil em quadra e sua permanência não deve ser considerada prioridade, a não ser que o mercado seja muito escasso.

Jaxson Hayes

Jaxson Hayes (UFA)

Status: Agente Livre Irrestrito

Previsão: Fim de ciclo provável

Hayes viveu altos e baixos em 2024-25. Mostrou lampejos como titular, mas sumiu completamente nos playoffs, sendo engolido pelo garrafão do Timberwolves. Pode voltar como opção de fundo de rotação, mas só depois de o time explorar todas as alternativas.

Christian Koloko

Christian Koloko (RFA)

Status: Agente Livre Restrito

Previsão: Two-way possível

Com contrato de dois-way, Koloko teve momentos promissores, especialmente defensivamente. Uma renovação nesses mesmos moldes pode acontecer, mas não será prioridade para Rob Pelinka.

Dorian Finney-Smith (Player Option)

Dorian Finney-Smith (Player Option)

Previsão: Peça-chave a ser mantida

É fundamental que o Lakers traga Finney-Smith de volta. Após abrir mão de ativos importantes para adquiri-lo, o time viu seu valor crescer no sistema defensivo. A expectativa é que ele recuse sua player option e busque um novo contrato, e o Lakers deve pagar para manter.

Jordan Goodwin

Jordan Goodwin

Status: Opção de renovação do time

Previsão: Renovação quase certa

O jovem armador teve sua evolução premiada com a conversão do contrato two-way em um contrato padrão com opção de time para 2025-26. Dado seu desempenho como defensor energético vindo do banco, seria surpreendente se o Lakers recusasse a opção.

LeBron James

LeBron James

Status: Opção de renovação do jogador.

Previsão: Quase certo que permaneça

Embora sempre haja especulação, LeBron deve seguir no Lakers. Ele e Doncic mostraram boa química e o cenário atual da franquia, mesmo com eliminação precoce, é mais promissor que qualquer outra opção no mercado. A permanência é o caminho natural.