O Lakers se encontra em uma posição interessante à medida que o prazo final de trocas se aproxima. Por um lado, a equipe claramente precisa de melhorias no elenco se quiser competir nesta temporada. A falta de arremessadores e de defesa no perímetro são lacunas gritantes que se tornarão falhas fatais em algum momento nos playoffs.

Entre no grupo oficial do Lakers Brasil

No entanto, o Lakers também possui muita flexibilidade na próxima offseason, o que significa que está sendo deliberado no tipo de jogador que está visando. Em essência, a equipe não está procurando soluções de curto prazo, mas sim jogadores que possam fazer parte do plano de longo prazo.

Levando isso em consideração, o grupo de jogadores que se encaixam nessas categorias é significativamente menor à medida que o Lakers observa a liga. Um nome que poderia potencialmente entrar em foco é um antigo adversário: Michael Porter Jr.

MPJ no mercado: uma oportunidade para o Lakers?

Michael Porter Jr. disputando partida do Nets

No sábado, John Hollinger, do The Athletic, relatou, ao escrever sobre potenciais interessados em Ja Morant, que, de acordo com uma fonte da liga, MPJ quase certamente seria negociado pelo Nets nesta temporada.

"Com uma fonte confiável da liga me dizendo que Michael Porter Jr. é uma certeza para ser negociado até o prazo final para que o Nets possa vender em alta em seu melhor ano de carreira, faz sentido para o Nets descobrir quem será a peça central de sua franquia daqui a um ano. Lembre-se, o Brooklyn deve uma troca de escolha para o Houston em 2027 e, portanto, não tem incentivo para 'tankar' na próxima temporada. Eles precisam de alguns jogadores."

Nesta temporada, MPJ está com uma média impressionante de 25.9 pontos por jogo no Brooklyn, embora com a mesma eficiência das temporadas anteriores. Efetivamente, ele teve mais oportunidades e está pontuando na mesma taxa de antes.

Isso não tira nada de seu conjunto de habilidades em quadra, no entanto. Ele foi uma peça valiosa da equipe campeã do Denver. Ele é um pontuador de elite para seu tamanho, está pegando rebotes em sua melhor taxa de carreira e também está mostrando algum potencial como criador de jogadas.

Aos 27 anos, ele é alguém que poderia fazer parte do plano de longo prazo e oferecer valor potencial no curto prazo também. Mas ele é alguém que o Lakers deveria buscar?

O alto preço e as complicações da troca

Michael Porter Jr.

A primeira questão seria o preço. Um ala em seu auge que é um pontuador de elite terá um preço alto. Certamente custaria pelo menos uma escolha de primeira rodada e provavelmente outra escolha. Isso por si só já tornaria a negociação desafiadora.

Além disso, MPJ está ganhando US$ 38.3 milhões este ano, o que significa que, para trocá-lo, o Lakers provavelmente teria que fazer um acordo de 3 por 1 apenas para que o dinheiro funcionasse. Então, estamos falando de duas escolhas e três jogadores apenas para tornar o acordo viável.

Rapidamente, então, isso se torna uma troca complicada que usa todos os ativos do Lakers ou exige que uma terceira equipe se envolva.

Drama fora de quadra e o encaixe no time

Nada disso é para mencionar o drama fora de quadra que também virá com MPJ. No verão passado, ele passou a offseason dizendo algumas das coisas mais ultrajantes e ocasionalmente problemáticas em praticamente qualquer podcast que o recebesse, incluindo o seu próprio.

Somando tudo, é um preço que o Lakers provavelmente não deveria pagar. Ele não é um encaixe perfeito como um ala "3-D", ele é definitivamente apenas a primeira metade disso — e vem com um preço alto.

Ele é um nome que vale a pena investigar, mas não vale a pena fechar o negócio. A campanha do Lakers exige decisões estratégicas e inteligentes, e a aquisição de MPJ, apesar de seu talento, parece carregar muitos riscos para a equipe neste momento.

Com o prazo de trocas se aproximando, a grande questão é: Rob Pelinka conseguirá encontrar um jogador que se encaixe nas necessidades do Lakers sem comprometer o futuro da franquia com um alto custo e potenciais problemas fora de quadra?