20 de Setembro de 2021 postado por Renato Campos
No último mês de maio, Russell Westbrook realizou uma façanha que muitos consideravam impossível: ele quebrou o recorde de triple-doubles de 47 anos do Hall da Fama Oscar Robertson de 181 feitos.
Westbrook quebrou o recorde com 99 jogos a menos que o ex-jogador. Russ tem atualmente 197 triple-doubles na carreira, com 40 deles na temporada passada com o Wizards.
Frequentemente criticado por buscar apenas estatísticas, Westbrook não chega às finais da NBA desde a sua quarta temporada com o Thunder. O analista da ESPN, Stephen A. Smith, tem os mesmos sentimentos de muitos críticos.
+ Carmelo Anthony revela como foi a ligação de LeBron James que o levou ao Lakers
No passado, o triple-double era considerado um feito que muitos jogadores apenas sonhavam em realizar, talvez apenas uma vez na carreira. Hoje, isso não é mais o caso.
De acordo com o jornalista Tim Reynolds da AP, a taxa de triple-double subiu espantosos 700% em relação a cerca de nove anos atrás.
As pessoas podem argumentar que o ritmo de jogo é muito mais rápido do que no passado. No entanto, se você olhar mais de perto os números, esse sentimento é um tanto enganoso.
De acordo com o Basketball Reference, o ritmo de jogo foi o maior na década de 1970, durante o auge do rei do triple-double anterior Oscar Robertson. Somente nos últimos três ou quatro anos o ritmo de jogo finalmente se aproximou dos níveis extraordinariamente altos dos anos 70 e 80. Mesmo depois da temporada passada, o ritmo de jogo ainda é cerca de nove posses a menos do que o recorde de todos os tempos estabelecido na temporada de 1973-74.
Combinando o Bulls de Michael Jordan jogando o triângulo ofensivo e os Bad Boys do Pistons jogando na defesa como se estivessem jogando hóquei, o ritmo de jogo foi o mais lento de todos os tempos nos anos 90 e 2000, portanto, o aumento de 700% não deve ser tão chocante assim.
A verdadeira razão pela qual os triplos-duplos se tornaram mais normais hoje se resume a dois fatores. Um é o aumento contínuo nas tentativas de três pontos. O aumento nos tiros de perímetro tem uma correlação direta com o declínio constante nos rebotes ofensivos. Sabendo disso, faz sentido como os jogadores de hoje são capazes de obter estatísticas com mais frequência do que antes.
O outro fator é a tendência de o árbitro agora privilegiar o jogador de ataque. Já que é mais difícil defender de forma mais dura sem tomar uma falta, a probabilidade de estatísticas ofensivas certamente aumentará.
Westbrook deixou a estatística superestimada?
Obviamente, com a frequência com que ele os acumula, torna-se fácil para a maioria das pessoas aceitar isso como algo normal, mais do que como uma realização.
+ Magic Johnson causa polêmica em post ao lado de LeBron James
Na verdade, se Russell Westbrook jogasse a maior parte de sua carreira durante os anos 90 e 2000, ele provavelmente não teria o mesmo número de triple-doubles que tem agora. Ao mesmo tempo, seu feito não deve ser minimizado, especialmente agora sabendo que o "Big O" conseguiu a maioria de seus triple-doubles quando o ritmo de jogo estava literalmente no máximo.



