O Cleveland Cavaliers foi um dos quatro times ligados a LeBron James quando Rich Paul revelou que havia recebido ligações de interessados por uma troca com o Los Angeles Lakers. Mas pelas próprias regras da NBA, esse tipo de negociação é impossível.

Cavs não pode trocar por LeBron James

Nem Rich Paul, nem o próprio Cavaliers confirmaram o interesse em uma troca por LeBron, mas de qualquer forma, isso não vai acontecer por uma questão simples: o salário de quase US$ 53 milhões do astro de 40 para a temporada 2025-26.

O time de Cleveland, que fez a melhor campanha do Leste na última temporada regular, tem uma das maiores folhas de pagamento da liga, se aproximando do último limite do teto de gastos —que caso seja ultrapassado, será passível de penalidades.

Sendo assim, eles são impedidos pela própria liga de negociar um jogador com um salário astronômico como o de James. Quando uma troca acontece, o valor que está no contrato do jogador deve ser pago integralmente pelo time que ele representa.

Embora o próprio LeBron tenha demonstrado em suas redes sociais que tem interesse em uma reaproximação com o time que o draftou em 2003, ele mesmo minou a chance de troca ao aceitar sua player option com o Lakers. Se ele realmente quisesse voltar para Cleveland, deveria ter recusado a cláusula e se tornado um agente livre para assinar com o Cavs por um salário muito menor —provavelmente um terço do que receberá no próximo ano.

lebron james cleveland

Se o Cavaliers realmente quiser investir nessa troca, terá que ultrapassar a segunda luxury tax. Isso sacrificaria jogadores ativos, incluindo peças-chave na rotação que funcionou tão bem em 2024-25.

Volta de LeBron ao Cavs pode acontecer de outro jeito

Como a troca por LeBron não é possível, para que ele voltasse ao Cavaliers, o Lakers teria que rescindir seu contrato antes do início do training camp. Assim, o veterano estaria livre para assinar com qualquer equipe —mas dificilmente conseguiria o valor que está em seu atual contrato.

Se essa rescisão acontecer ao longo da temporada regular, o salário de James seria mantido em um novo contrato com outro time, mas o próprio Cavs não poderia arcar com o valor. Logo, não seria um destino possível.

Vale lembrar que LeBron nunca pediu para ser trocado. Ele é esperado no training camp do Lakers e pode concluir a próxima temporada em Los Angeles, para então, decidir seu destino na reta final da carreira.