A loteria do Draft da NBA 2025 foi uma daquelas noites em que o imprevisível virou rotina, e rapidamente se transformou em combustível para as teorias conspiratórias que cercam o evento desde os tempos de Patrick Ewing.

Com apenas 1,8% de chance, o Dallas Mavericks saiu com a primeira escolha geral, ganhando o direito de selecionar Cooper Flagg, fenômeno de Duke e o prospecto mais cobiçado do draft. O movimento veio poucos meses após a franquia trocar Luka Doncic para o Lakers, em uma negociação amplamente criticada.

Enquanto isso, Utah Jazz, Washington Wizards, Charlotte Hornets e New Orleans Pelicans, os quatro times com mais chances matemáticas, sequer ficaram entre os três primeiros.

Os sortudos do topo

Dallas Mavericks – 1ª escolha

San Antonio Spurs – 2ª escolha

Philadelphia 76ers – 3ª escolha

O mais curioso? Todos os três times já têm elencos recheados de estrelas:

Mavs: agora com Anthony Davis

Spurs: conta com Victor Wembanyama, De'Aaron Fox e o atual Rookie of the Year Stephon Castle

Sixers: liderado por Joel Embiid, Paul George e Tyrese Maxey

LeBron James reage nas redes

Entre os primeiros a reagir no Twitter estava LeBron James, que não escondeu seu espanto com o resultado da loteria. Embora não tenha dito abertamente que o processo foi manipulado, a insinuação estava lá, e não passou despercebida pelos torcedores.

James, claro, sabe o que é ser o número 1: foi a primeira escolha em 2003 pelo Cleveland Cavaliers, após crescer em Akron. Ele também já viu de perto os bastidores de grandes mudanças de poder na liga.

LeBron James reage nas redes

Conspiração ou coincidência?

A NBA sempre sustentou que o sorteio é auditado, seguro e aleatório. Mas quando uma franquia que acabou de negociar um dos melhores jogadores da liga (e foi muito criticada por isso) sobe posições e conquista o direito de selecionar um talento, é difícil conter o ceticismo.

A lembrança de 2019 é inevitável: Pelicans vencendo a loteria meses após trocar Anthony Davis para o nosso Lakers.

O que vem por aí?

Seja lá qual for a verdade, o Mavericks agora tem em mãos uma dupla de garrafão com Anthony Davis e Cooper Flagg, e isso muda todo o equilíbrio de poder no Oeste.

Já a NBA, mesmo com todos os cuidados para garantir a transparência da loteria, provavelmente nunca escapará completamente das alegações de manipulação, especialmente em noites como essa.