A participação de Luka Doncic e da Eslovênia no EuroBasket terminou na quarta-feira (10). O sonho do título foi interrompido nas quartas de final, com derrota para a Alemanha, que conseguiu uma virada no último quarto e garantiu um lugar nas semis.

Se para os eslovenos – e para o próprio Luka – o gosto hoje é de frustração, para os torcedores do Los Angeles Lakers o sentimento é apenas um: esperança. Em Luka e no futuro dos Lakers, na próxima temporada e também nas que vêm pela frente.

Em um EuroBasket marcado pela presença de grandes estrelas da NBA, como os MVP e campeões Nikola Jokic e Giannis Antetokounmpo, é seguro afirmar que ninguém performou melhor do que o camisa 77 de LA neste torneio. Em um elenco fraco de peças como o da Eslovênia, Luka Doncic fez tudo.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Luka Doncic foi o melhor jogador do EuroBasket

Luka Doncic dificilmente será escolhido o MVP do EuroBasket, verdade. A tendência é que o prêmio seja dado a um dos campeões. O troféu, aliás, deve ir para outro nome da NBA, já que as semifinais são entre Grécia (Antetokounmpo) x Turquia (Alperen Sengun) e Alemanha (Franz Wagner) x Finlândia (Lauri Markkanen).

Ainda assim, nenhum deles foi mais importante para seu país do que Luka. Ele despediu-se do EuroBasket com média de 34.7 pontos por jogo, a maior da competição. Para efeitos de comparação, ele teve 10 pontos a mais de média do que Lauri Markkanen (24.7), terceiro colocado neste ranking.

Na lista de assistências, Doncic acabou como o segundo, com média de 7.1 passes decisivos por partida, empatando com Sengun e atrás somente do lituano Rokas Jokubaitis (8.5). Ele ainda foi o líder em roubos de bola (2.7), o que mostra, acima de tudo, o comprometimento dele no estágio defensivo das partidas.

Outros números que agradam bastante são os de minutos em quadra: Luka teve 33.3 minutos de média, sendo o terceiro da competição neste quesito. De sobre, liderou o campeonato em eficiência — estatística que soma pontos, rebotes, assistências, roubos e tocos, descontando arremessos errados e desperdícios.

"Novo Luka" pode ser a salvação para o Lakers?

A aquisição de Luka Doncic por parte dos Lakers, em fevereiro, nunca foi contestada. Tampouco foi o seu impacto na equipe, que conseguiu subir para a terceira posição da Conferência Oeste. Ainda assim, a eliminação na primeira rodada dos Playoffs deixou claro que era preciso mais, tanto do elenco quanto do esloveno.

Luka sofreu defensivamente em diversos momentos, mas acima de tudo, mostrou estar fisicamente abaixo do que é esperado para um nome do seu calibre. Nas férias, ele reapareceu mais magro, divulgando uma nova rotina de treinos e alimentação, mostrando que estava comprometido em superar qualquer dúvida sobre seu futuro.

O resultado, ao menos o primeiro deles, apareceu no EuroBasket. E ele surge como esperança não apenas para os eslovenos, mas para os torcedores dos Lakers. Com Luka, é possível sonhar.