O Lakers segue ativo no mercado em busca de jogadores que possam ajudar Luka Doncic e LeBron James no presente e no futuro. A mais recente contratação foi a do armador Augustas Marciulionis, filho de Sarunas Marciulionis, lenda do Hall da Fama da NBA e ex-jogador do Golden State Warriors.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

O histórico de Augustas Marciulionis

Augustas passou quatro temporadas no St. Mary’s College, na Califórnia, entre 2021 e 2025. Em sua última campanha universitária, foi titular em todos os 35 jogos, com médias de 14,2 pontos, 3,1 rebotes, 5,9 assistências e 1,3 roubo de bola em 34,8 minutos. A performance lhe rendeu o prêmio de Jogador do Ano da WCC em 2025, além de figurar no Time Ideal da conferência. Ao todo, disputou 138 partidas no basquete universitário, com médias de 8,9 pontos, 2,2 rebotes e 3,7 assistências.

Comparações e expectativas

Embora seja improvável que atinja o mesmo nível de seu pai, Sarunas, considerado um dos grandes pioneiros europeus na NBA, Augustas chega cercado de expectativas. Aos 23 anos, ele é visto como um jogador confiável na armação e com potencial para evoluir como arremessador de média distância. A franquia acredita que ele pode se consolidar como um valioso nome saindo do banco em rotações futuras.

Uma lesão no pé impediu sua participação com a equipe de desenvolvimento dos Lakers na Summer League, mas a expectativa é de que ele esteja recuperado a tempo da pré-temporada. Caso confirme a evolução, pode se tornar peça útil já no primeiro ano como profissional.

Outros reforços jovens

Além de Marciulionis, o Lakers também investiu em prospectos como RJ Davis, Eric Dixon e Arthur Kaluma. A ideia é formar um núcleo jovem capaz de sustentar a competitividade da franquia em médio prazo, ao mesmo tempo em que contribui de forma imediata para o elenco que busca títulos com Doncic e LeBron no comando.