O Celtics não perdeu tempo e foi o primeiro time da NBA a fazer uma movimentação na offseason, mesmo antes dela começar oficialmente. O time de Boston se livrou do contrato de Kemba Walker, e trocou o jogador por um velho conhecido com o Oklahoma City Thunder. O Celtics recebeu Al Horford de volta e ainda o jogador Moses Brown e algumas escolhas de draft.

Kemba pode nem vestir a camisa do Thunder antes de ser novamente negociado. Mesmo que a arquitetura para uma negócio com o Lakers seja complicada, o time ainda poderia ir atrás do jogador.

Kemba acabou sendo afetado por lesões na última temporada, o que lhe deixou bastante fora da quadra. Ele ainda é um titular de grande qualidade, mas não vale mais de US$ 30 milhões por ano.

Devido as suas recentes lesões e seu alto contrato, uma negociação por Kemba é de alto risco. No entanto, algumas equipes ainda podem o ver como uma peça importante no elenco. O Lakers precisa de um armador. Além de Kemba Walker, Mike Conley pode ser uma opção interessante para a diretoria explorar, mas os dois tiveram problemas de lesões recentes.

Será que Kemba pode ser um jogador produtivo no Lakers? Vamos a alguns cenários de troca.

Lakers recebe: Kemba Walker
Thunder recebe: Kuzma, Harrell e a escolha de primeira rodada de 2025.

O objetivo do Lakers nesta offseason é encontrar uma terceira opção que possa colaborar com LeBron James e Anthony Davis. Presumindo que o Lakers queira realmente entrar de cabeça por Walker, Kuzma é o principal nome que vai entrar em qualquer pacote hipotético.

Kuzma vai ganhar US$ 13 milhões por ano a partir da próxima temporada, o que ajuda a absorver o enorme contrato de Walker. Para fazer a troca funcionar, o Lakers pode adicionar Montrezl Harrell em um sign-and-trade, sendo que Harrell precisa optar pelo contrato.

O Lakers não tem muito a oferecer ao Oklahoma City, mas oferecer Kuzma e Harrell não seria uma tarefa terrível. E todos nós sabemos o quanto Sam Presti adora escolhas na primeira rodada.

O Thunder sabe que Walker não vale muito no mercado atualmente, então é muito possível que eles aceitassem essa troca.

Lakers recebe: Kemba Walker e Kenrich Williams
Thunder recebe: Schroder, Harrell e escolha de primeira rodada de 2026

Com Kemba Walker sendo negociado recentemente, ele não pode ser negociado com outro jogador do Thunder até depois de 7 de julho. Portanto, se o Lakers estiver interessado em outro jogador no elenco de Oklahoma City, eles terão que ser pacientes para adquirir Walker.

Além de Walker, neste cenário, o Lakers opta por sacar Walker e Kenrich Williams do Thunder. Williams é um jogador de papel sólido que traria versatilidade para o Lakers, pois ele pode jogar uma variedade de posições.

Por outro lado, o Lakers teria que ser criativos ao movimentar Dennis Schroder e Harrell com sign-and-trade. Dito isso, não se sabe se Schroder ficaria contente em retornar ao Thunder, ou se o time o quer de volta. Contanto que ele receba o contrato que está buscando, Schroder realmente não deve ter preferência de onde jogará na próxima temporada.

Provavelmente não haverá um acordo finalizado por Walker, a menos que Presti acrescente algo à sua grande coleção de escolhas de draft. Com isso, o Lakers lança uma escolha futura na primeira rodada para concluir o negócio.

Se o Lakers não estiver interessado em manter Schroder, e eles acreditam que Walker pode ser a resposta para seus problemas, este é um cenário comercial possível.

Lakers recebe: Kemba Walker e Darius Bazley
Thunder recebe: Dennis Schroder, Kyle Kuzma e escolha de primeira rodada de 2026

Em vez de incluir Montrezl Harrell no negócio, o Lakers poderia inserir Kyle Kuzma no mesmo negócio anterior que inclui Dennis Schroder.

No mínimo, o Lakers não precisaria concluir uma sign-and-trade com Kuzma, pois ele está pronto para começar uma nova extensão na próxima temporada. Com Kuzma na negociação em vez de Harrell, isso poderia permitir que o Lakers recebesse um pouco mais de retorno, além de Walker.

Lu Dort seria um possível alvo para o Lakers, mas o Thunder provavelmente o vê como uma peça de longo prazo para a franquia. Embora Darius Bazley provavelmente seja visto de maneira semelhante, ele teria uma chance melhor de ser negociado do que Dort.

Bazley daria ao Lakers um ala reserva para backup de James e Davis, e um jogador em desenvolvimento que poderia evoluir para um titular em algum momento.

Magic alerta LeBron James após elogiar Kevin Durant

Uma troca por Kemba Walker provavelmente não será aceita, a menos que os Lakers enviem Kuzma e uma escolha de primeira rodada como parte do acordo. Mais uma vez, o Thunder pode dar as boas-vindas a Schroder na offseason para orientar Shai Gilgeous-Alexander, que está evoluindo para ser um grande jogador. Kuzma substituiria Bazley e ele poderia atingir seu potencial como jogador se recebesse uma função mais importante em uma equipe.