Depois de perder a última partida em Los Angeles para o San Antonio Spurs faltando 1 décimo para o fim da partida, o Lakers partiu para a longa viagem de 7 partidas fora de casa. E para começar com o pé direito o Lakers precisava bater o adversário da noite, o New Orleans Hornets.

Assim o Lakers deu início a partida e Pau Gasol deu logo o cartão de visita com bons arremessos, pelo lado dos Hornets, David West começava a se tornar o principal jogador da equipe da casa também com arremessos precisos. Kobe Bryant também participava de forma efetiva na partida. Apresentando uma boa defesa no garrafão, o Lakers venceu o primeiro quarto por 27 a 19.

No segundo quarto com os reservas em quadra, as coisas aparentemente pareceram piorar, mas nada que Phil Jackson fosse capaz de arrumar a equipe. Lamar Odom comandava a segunda unidade, mas David West e Chris Paul tratavam de atrapalhar a vida da equipe californiana. Andrew Bynum fazia um ótimo papel no segundo quarto no garrafão, principalmente em um bom duelo com DJ MBenga, isso mesmo, o ex-Laker conseguia marcar bons pontos para a equipe da casa e com uma bola no estouro do cronômetro do Hornets, o Lakers foi para o segundo tempo vencendo por 56 a 50.

Na volta do intervalo o Lakers conseguiu manter bem o ritmo imposto nos quartos anteriores, com Kobe Bryant e Pau Gasol. O espanhol que vinha sendo criticado por não atuar de forma empolgante nas últimas partidas, dessa vez parecia estar fazendo um show a parte em New Orleans e atormentava a vida da equipe da casa sem pena. Mesmo sem Ameka Okafor, David Andersen e Marcus Thornton começavam a aparecer na partida com bons números. Se o Lakers achava que tinha a partida sob controle, se esqueceu de avisar a Chris Paul. Com belas jogadas do excelente armador o Lakers foi para o último quarto perdendo por 1 ponto, sendo 82 a 81.

No último quarto a equipe da casa chegou a estar a frente até os últimos 6 minutos de partida, com Chris Paul fazendo que sabe fazer de melhor além de marcar pontos, distribuindo bolas se aproveitando disso, David West acertava bons arremessos. Mas a equipe da casa realmente não esperava uma atuação de gala da dupla Gasol e Bryant. A dupla anotou juntos no final da partida nada menos do que 66 pontos e liderou a equipe na primeira vitória da longa viagem de 7 partidas fora de casa com o placar de 101 a 95.