Shaquille O'Neal e Kobe Bryant formaram uma das duplas mais incríveis que a NBA já viu. Embora não tenham sido a mais vitoriosa, muitos argumentam que foram os mais talentosos na história da liga.

Claro, O'Neal e Bryant também ficaram conhecidos pela suposta rivalidade, que culminou com O'Neal pedindo para ser trocado e sendo enviado para o Miami Heat em 2004. Com o tempo, ficou mais claro que O'Neal foi mais responsável do que Bryant pela tensão entre os dois.

Durante o podcast "The OGs", O'Neal admitiu que provocava Bryant de propósito — para motivar e estimular o falecido astro do Hall da Fama.

"Eu costumava dizer coisas para deixá-lo bravo de propósito, porque sabia que era quando ele jogava melhor", disse O'Neal. "Eu dizia coisas como, 'Você não é o Michael Jordan', ou 'Tem um garoto chamado LeBron [James] em Cleveland que é melhor que você.'"

Muitos atletas não jogam bem quando estão com raiva, pois esse estado os tira do eixo. No entanto, Bryant parecia jogar com uma raiva controlada e canalizava essa energia de forma produtiva.

Kobe e Shaq teriam ganho mais quantos títulos?

Junto com O'Neal, ele levou o Lakers a três campeonatos consecutivos da NBA entre 2000 e 2002. Aqueles times do Lakers estão entre os poucos times de esportes profissionais a conseguir um "threepeat", e nenhum outro time da NBA venceu três títulos seguidos desde que o Los Angeles conseguiu.

As pessoas ainda veem O'Neal e Bryant em termos de quantos títulos eles deixaram de conquistar quando se separaram em 2004. Mas, em vez disso, deveriam focar no que eles conquistaram juntos. Nem mesmo Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar, que formaram talvez a maior dupla da história do basquete, ganharam três títulos mundiais seguidos.