
02 de Fevereiro de 2025 postado por Renato Campos
Em um movimento que deixou muitos torcedores em choque, o Dallas Mavericks trocou Luka Doncic para o Lakers, recebendo Anthony Davis, uma escolha de primeira rodada e Max Christie. A negociação surpreendeu tanto que especialistas do site Mavs Moneyball classificaram como "o pior momento da história dos esportes em Dallas".
Por que o Mavericks não abriu negociações para mais times?
A grande pergunta que ecoou entre torcedores, analistas e jornalistas foi: "Por que o Mavericks não disponibilizou Doncic para mais equipes?" e "Este realmente foi o melhor pacote que eles poderiam conseguir?". Essas dúvidas fazem sentido, já que raramente uma negociação tão bombástica acontece de forma tão discreta, pegando toda a NBA de surpresa.
Segundo os primeiros relatos, o Mavericks optou por restringir as negociações ao Lakers e a um time que não foi revelado. De acordo com Marc Stein, insider veterano da NBA, apenas duas pessoas dentro da franquia sabiam da possibilidade real dessa troca: o dono Patrick Dumont e o GM Nico Harrison. E parece que Harrison sequer tentou explorar o mercado para ver quais ofertas poderiam surgir por Doncic, focando diretamente em Davis.
Havia outra estrela na jogada?
Os relatos indicam que, além do Lakers, o Mavericks chegou a sondar outra equipe para uma troca envolvendo Doncic. Sam Amick, do The Athletic, afirma que Dallas fez uma abordagem a outro time há cerca de duas semanas, mas a proposta foi recusada. O grande temor do Mavericks era a durabilidade de Doncic e a preocupação de que seu estilo de jogo pudesse trazer problemas no futuro.
Mas quem poderia ser essa outra estrela? Muitas teorias circulam, e uma delas envolve Giannis Antetokounmpo. Jason Kidd, atual técnico do Mavericks, já treinou Giannis e tem uma relação próxima com ele. Não seria surpresa se Kidd tivesse influenciado os bastidores para tentar trazer o grego para Dallas.
Independentemente do que realmente aconteceu, a lista de times que recusariam Doncic é bem curta. Provavelmente, apenas Bucks (Giannis), Nuggets (Jokic), Thunder (Shai Gilgeous-Alexander), Spurs (Wembanyama) e Suns (onde Bradley Beal não permitiria a troca) teriam coragem de dizer "não" a um negócio desses. Talvez Minnesota Timberwolves (Anthony Edwards) e Golden State Warriors (Stephen Curry, por legado) pudessem entrar na lista, mas o fato é que o Mavericks foi extremamente seletivo e discreto.
No fim das contas, para aqueles que acham que o Lakers conseguiu Doncic sem concorrência, não foi bem assim.
Dê seu palpite!
A revelação de que os Mavericks ofereceram Luka Doncic para outras equipes além do Lakers agitou o mercado de apostas. A Seubet aproveitou estas informações para criar mercados especiais focados nas possíveis consequências desta negociação. Os apostadores podem explorar odds diferenciadas para diversos cenários futuros, incluindo o impacto desta movimentação nas próximas partidas e no restante da temporada.