
12 de Março de 2025 postado por Paola Zanon
No último dia 27, a Netflix lançou a série A Dona da Bola, com Kate Hudson no papel principal e nomes como Brenda Song e Drew Tarver no elenco. Com 10 episódios, a história é inspirada na vida de Jeanie Buss, presidente do Los Angeles Lakers —ela até faz parte da produção ao lado de Linda Rambis, chefe de projetos especiais da franquia.
Na série, o nome do time é Los Angeles Waves. Kate Hudson é Isla Gordon, que assumiu a presidência da franquia de uma hora para outra após o irmão, que antes ocupava o cargo, se envolver em um acidente de trânsito e ser condenado a ir para a reabilitação, já que estava sob efeito de drogas.
Nomes de outros times não são citados, apenas as cidades, que coincidem com as da NBA. Há, inclusive, até uma certa rixa entre Isla e o presidente da equipe de Boston. E assim como na realidade, a franquia de Los Angeles também é posta como uma das maiores da liga.
A inspiração em Jeanie Buss
A nova atração da Netflix não se trata de um documentário, então claramente muitas coisas não passam de ficção. Mas há algumas semelhanças entre a vida de Isla Gordon, personagem central da série, e Jeanie Buss.
A presidente do Lakers é filha de Jerry Buss, empresário responsável pela ascensão do time na NBA e mudança de Minneapolis para Los Angeles. Após sua morte, Jeanie assumiu a presidência e entrou em uma disputa judicial com os irmãos, que são três: Jim, Janie e Johnny Buss.
Na série, Isla não assume o cargo imediatamente após a morte do pai. Apesar de sempre ter mostrado que entende de basquete, ela nunca foi levada a sério por ser mulher. Então, seus três irmãos assumiram os cargos de liderança, até que um deles foi forçado a se afastar e a nomeou para substituí-lo.
A maior semelhança entre série e realidade é que tanto Isla, quanto Jeanie tiveram que provar para a diretoria e torcedores que mereciam estar naquele cargo.
Na série, a personagem de Hudson ainda está começando sua gestão, mas já mostra talento suficiente para resolver grandes problemas, o que faz todos se calarem em um primeiro momento —até os jogadores ficam ao seu lado, mesmo em um momento de crise para o time.
Na vida real, Jeanie se tornou uma das figuras mais respeitadas da NBA e ficou conhecida por promover diversidade e inclusão dentro de sua gestão.
Sucesso desde a estreia, A Dona da Bola já foi renovada para uma segunda temporada pela Netflix. Confira o trailer abaixo: