14 de Setembro de 2025 postado por Renato Campos
Ao longo de sua carreira, LeBron James sempre foi comparado a lendas do passado como Michael Jordan e Kobe Bryant. Mas, apesar das semelhanças em conquistas e legado, muitos apontam diferenças marcantes de personalidade e estilo. Essa visão foi reforçada recentemente por Charles Barkley e também por Dwight Howard, ex-companheiro de Bryant e LeBron no Los Angeles Lakers.
A visão de Charles Barkley
No “The Bill Simmons Podcast”, o Hall da Fama Charles Barkley destacou que LeBron não tem o chamado “killer instinct” que Jordan e Kobe exibiam em quadra. Para Barkley, essa diferença de mentalidade explica parte da forma como James é percebido em relação aos outros dois gigantes da NBA.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
A declaração de Dwight Howard
Howard, recentemente introduzido no Hall da Fama de Springfield, participou do podcast “Club 520” e foi direto ao falar sobre a diferença entre Kobe e LeBron:
“Kobe era implacável… ele não ligava a mínima pra você. Bron se importa, ele quer que todo mundo goste dele. Quer brincar, rir, se divertir. Acho que eles são opostos nesse sentido”, afirmou o ex-pivô.
Questionado sobre quem é o maior jogador, Howard explicou que daria vantagem a Kobe em termos de capacidade de pontuar, mas ressaltou que LeBron é o maior pontuador da história da NBA graças à longevidade e ao volume de infiltrações e enterradas. No geral, Howard disse que escolheria James como o melhor.
As experiências de Howard com Kobe e LeBron
Howard jogou com Kobe na temporada 2012-13, em uma passagem marcada por lesões do elenco e uma eliminação precoce nos playoffs. A saída na offseason seguinte foi cercada de polêmicas, e a relação entre os dois nunca foi das melhores.
Anos depois, o pivô retornou ao Lakers em um papel secundário e se encaixou ao lado de LeBron e Anthony Davis, ajudando o time a conquistar o título da temporada 2019-20. Naquele ano, James liderou a liga em assistências, um feito raro para alguém que também já havia conquistado um título de cestinha em 2007-08.
A diferença de mentalidade
Enquanto Bryant sempre foi descrito como obsessivo e impiedoso em sua busca pela vitória, LeBron construiu sua carreira equilibrando competitividade com uma abordagem mais leve e sociável. Howard resume essa diferença como duas formas distintas de grandeza, e ambas o marcaram em diferentes momentos de sua trajetória no Lakers.



