Não havia muito entusiasmo em torno do armador do Lakers, Talen Horton-Tucker, assim que ele saiu do colégio. Ele era o candidato a 66º colocado em sua classe, de acordo com a ESPN, e não começou a receber atenção das grandes escolas até depois de seu segundo ano.
Também não houve muita agitação em torno de Horton-Tucker após sua temporada de calouro na Iowa State University. Apesar de fazer parte da equipe Big 12 All-Freshman de 2018-19, Horton-Tucker foi projetado para ser draftado no meio da segunda rodada em 2019. Alguns drafts simulados o deixaram sem uma escolha.
Mas Horton-Tucker conseguiu chamar a atenção de uma das figuras mais proeminentes do basquete quando ele ainda estava no colégio: LeBron James.
“Eu o vi cerca de três anos e meio, quatro anos atrás”, disse James sobre Horton-Tucker. “Eu estava assistindo a um jogo de basquete de colégio e por acaso vi o time de Simeon jogando. E eu disse ao nosso agente na época – agora é o agente de Talen, Rich Paul – que ele precisa dar uma olhada neste garoto Talen Horton-Tucker que está em Simeon. Eu acho o garoto super talentoso. Isso foi há quatro anos.
"Resumindo, obviamente você vê o que ele está fazendo agora, e ele continuará a ficar cada vez melhor e melhor com o passar dos dias. Ele terá a oportunidade de treinar contra nós – os caras, os veteranos e coisas dessa natureza – então ele vai continuar a melhorar e vai fazer coisas realmente boas nesta liga por muito tempo. ”
Talvez não tão coincidentemente, o Lakers compartilhava a mesma paixão de James por Horton-Tucker – tanto que trocaram uma futura escolha de segunda rodada e uma quantidade de dinheiro pela escolha que usaram para recrutá-lo. Agora, apenas dois jogos em sua segunda temporada, Horton-Tucker está parecendo o achado da vez do draft do Lakers.
Na pré-temporada, Horton-Tucker teve uma média de 26 pontos por jogo (empatado na NBA com Nikola Jokic) em 50% arremessos de quadra e 55,6% arremessos de trás do arco, além de 9,5 rebotes, 4 assistências e 3,5 roubos de bola por jogo.
Se Horton-Tucker pode ou não continuar a jogar no nível em que está, ainda não se sabe, mas James está animado com seu futuro de qualquer maneira.
“Por ele ter 20 anos de idade, ainda nem chegou perto do que ele pode ser, mas o garoto pode jogar sem rodeios”, disse James.
Se Horton-Tucker se transformar no talento “especial” que James e seus companheiros do Lakers acham que ele pode ser, James pode finalmente ser capaz de abalar o rótulo “LeGM” que o acompanhou ao longo de sua carreira. No entanto, ele pode ter um novo apelido: “LeScout”.
Veja em seguida: LeBron James reage ao novo contrato de Giannis Antetokounmpo