O Los Angeles Lakers tem conseguido superar uma série de desfalques importantes para se manter com um recorde positivo nesta largada de temporada da NBA. Após cinco jogos, o time tem três vitórias, sendo duas delas fora de casa.
E o principal responsável por isso chama-se Austin Reaves. Contra o Sacramento Kings, o armador liderou a equipe com 51 pontos, recorde na carreira, e ainda pegou 11 rebotes e distribuiu nove assistências. Diante do Minnesota Timberwolves, na quarta-feira (29), Reaves anotou 28 pontos e 16 assistências, além do arremesso da vitória no último segundo.
Ele tem feito isso na ausência de LeBron James e Luka Doncic. Enquanto o camisa 23 sequer entrou em quadra na temporada por conta de um problema no ciático, Luka precisou ser afastado após duas partidas com lesões na mão e na perna.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Reaves repetiu feito de Jerry West
Ainda que seu volume ofensivo tenha crescido desde a saída de Luka da rotação, a verdade é que Austin Reaves está jogando bem há bastante tempo. Titular incontestável desde 2024, ele fechou a temporada passada em alta e começou a atual ainda melhor.
Nos dois jogos dividindo a quadra com Doncic, Austin Reaves teve médias de 25.5 pontos e 10.0 assistências. Acertou 56% (9-16) dos arremessos contra o Golden State Warriors e 60% (9-15) contra o mesmo Timberwolves. Mostra de que, mais do que volume, já entregava eficiência.
Pois o começo de Reaves não é apenas bom, é histórico. Com média de 34.2 pontos e 10.0 assistências até aqui, ele foi o primeiro jogador dos Lakers a anotar pelo menos 25 pontos e cinco assistências nos cinco jogos de abertura da temporada desde Jerry West, em 1970.
Naquele ano, Jerry West teve 30.6 pontos e 9.4 assistências em cinco duelos. Ao final da temporada, esses números não mudaram muito: 26.9 pontos e 9.5 assistências. Ele terminou em segundo na votação para MVP, ficando atrás de Kareem Abdul-Jabbar, à época ainda jogador do Milwaukee Bucks.
Os números de Austin Reaves na NBA
vs Warriors: 26 pontos, 9 assistências
vs Timberwolves: 25 pontos, 11 assistências
vs Kings: 51 pontos, 9 assistências
vs Blazers: 41 pontos, 5 assistências
vs Timberwolves: 28 pontos, 16 assistências
