Depois de muitos rumores de que a diretoria faria o contrário nos meses antes do Draft da NBA de 2024, parece que o Lakers vai mesmo manter a 17ª escolha geral na primeira rodada nesta quarta-feira. O vice-presidente de operações de basquete, Rob Pelinka, deu essa pista na segunda-feira durante a coletiva de apresentação do novo técnico, JJ Redick, e agora os relatos estão confirmando isso.

Na terça-feira, Adrian Wojnarowski informou no programa de prévia do Draft da ESPN que o Lakers não vai trocar sua escolha e pretende mantê-la.

Na época da trade deadline, Pelinka disse que parte da razão para não fazer uma troca era a possibilidade de fazer uma grande jogada na offseason. Mas, em algum momento, as prioridades mudaram e o Lakers ajustou sua estratégia.

As trocas no Draft da NBA ficaram mais difíceis

Na segunda-feira, Pelinka explicou a lógica do time em relação às trocas e como as novas regras sobre os impostos e os limites de gastos estão influenciando suas decisões. Ele mencionou que as trocas são menos frequentes agora e que o foco vai ser no desenvolvimento de jogadores.

Claro, ainda vamos procurar trocas que nos tornem um time melhor,” disse Pelinka. “Mas essas trocas são tão prováveis quanto eram antes? Não. É um novo sistema. E acho que, como disse no início, parte do caminho para construir um time realmente bom – e você pode ver várias equipes jovens indo muito bem na liga agora – é investir no desenvolvimento dos jogadores.

“Parte disso é draftar do jeito certo. Temos um ótimo histórico de selecionar e desenvolver bons jogadores e vamos continuar fazendo isso. Não estou dizendo sim ou não para trocas. Se aparecer a troca perfeita que nos faça ganhar um campeonato, claro que faremos. Mas encontrar essas trocas agora é mais difícil.”

De fato parece que o Lakers será cauteloso logo mais quando o Draft começar. E a lógica faz sentido. Montar um elenco com três estrelas já era complicado. Fazer isso com todas as novas restrições para times com altos salários é quase impossível.

Então, provavelmente o Lakers vai adicionar pelo menos um novato nesta offseason, se não dois, com as escolhas número 17 e número 55 no Draft.

Onde assistir o Draft da NBA 2024

A primeira rodada do Draft será realizada no Barclays Center, casa do Brooklyn Nets, em Nova York. O evento ocorrerá na quarta-feira, dia 26 de junho, às 21h (horário de Brasília), com transmissão pela ESPN. 

A segunda rodada vai acontecer nos estúdios da ESPN, também em Nova York, na quinta-feira, dia 27 de junho, às 17h (horário de Brasília), igualmente transmitida pela ESPN.

Confira a ordem do Draft da NBA 2024

Primeira rodada:

1. Atlanta Hawks

2. Washington Wizards

3. Houston Rockets

4. San Antonio Spurs

5. Detroit Pistons

6. Charlotte Hornets

7. Portland Trail Blazers

8. San Antonio Spurs

9. Memphis Grizzlies

10. Utah Jazz

11. Chicago Bulls

12. Oklahoma City Thunder

13. Sacramento Kings

14. Portland Trail Blazers

15. Miami Heat

16. Philadelphia 76ers

17. Los Angeles Lakers

18. Orlando Magic

19. Toronto Raptors

20. Cleveland Cavaliers

21. New Orleans Pelicans

22. Phoenix Suns

23. Milwaukee Bucks

24. New York Knicks

25. New York Knicks

26. Washington Wizards

27. Minnesota Timberwolves

28. Denver Nuggets

29. Utah Jazz

30. Boston Celtics

Segunda rodada:

1. Toronto Raptors

2. Utah Jazz

3. Milwaukee Bucks

4. Portland Trail Blazers

5. San Antonio Spurs

6. Indiana Pacers

7. Minnesota Timberwolves

8. New York Knicks

9. Memphis Grizzlies

10. Portland Trail Blazers

11. Philadelphia 76ers

12. Charlotte Hornets

13. Miami Heat

14. Houston Rockets

15. Sacramento Kings

16. Los Angeles Clippers

17. Orlando Magic

18. San Antonio Spurs

19. Philadelphia 76ers 

20. Indiana Pacers

21. Indiana Pacers

22. Washington Wizards

23. Golden State Warriors

24. Detroit Pistons

25. Boston Celtics

26. Los Angeles Lakers

27. Denver Nuggets

28. Memphis Grizzlies

29. Phoenix Suns

30. Dallas Mavericks