A maior mudança vivida na NBA na última década foi, sem dúvidas, o aumento do número de arremessos de 3 pontos. Para se ter noção, a média de tentativas de chutes do perímetro em 2025-26 é de 36.9 por jogo. Em 2016, esta média era de apenas 24.1, e o número à época já era visto como alto.

A equipe que mais arrisca arremessos de fora do garrafão hoje na NBA é o Cleveland Cavaliers, cerca de 44 por noite. Há 10 anos, o líder neste sentido era o Golden State Warriors, que venceu 73 partidas arriscando 31.6 bolas longas por noite. Na atual temporada, os Warriors de 2016 seriam o penúltimo no ranking de tentativas do perímetro.

Os números deixam claro: o jogo mudou, a equipes mudaram, e os jogadores obviamente também. Se antes os arremessos longos eram praticamente restritos aos armadores, hoje a NBA está cheia de pivôs saindo do garrafão para tentar a sorte de longa distância. E eles têm sucesso nisso, como vemos todas as noites em praticamente todos os elencos.

Ter bons arremessadores, portanto, tornou-se indispensável para qualquer grupo. Aquele jogo de média distância e de ataque ao aro ainda existe, mas deixou de ser o carro-chefe há bastante tempo.

Faça parte do nosso grupo no Telegram

Os melhores arremessadores da NBA em dezembro

Jamal-Murray

Dezembro ainda não chegou nem na metade, mas já é possível ter uma noção de quem são os melhores arremessadores do mês. E a lista dos cinco primeiros colocados tem uma grande surpresa, mas um cara que vem arrebentando com a camisa do Phoenix Suns e é sério candidato ao troféu de jogador que mais evoluiu. 

Estamos falando de Collin Gillespie, que este ano aumentou suas médias de 5.9 para 13.6 bolas de 3 pontos por noite.

O armador dos Suns é o quinto na lista, com 4.0 arremessos convertidos do perímetro por partida. O aproveitamento dele também é alto, pouco abaixo dos 43%. Abaixo, confira o top 5 completo:

Michael Porter Jr (Brooklyn Nets):

5.7 bolas de 3 pontos por jogo

51.5% de aproveitamento

3 jogos disputados em dezembro

Derrick White (Boston Celtics)

5.0 bolas de 3 pontos por jogo

40.8% de aproveitamento

4 jogos disputados em dezembro

Jamal Murray (Denver Nuggets)

4.5 bolas de 3 pontos por jogo

62.1% de aproveitamento

4 jogos jogos disputados em dezembro

Nickeil Alexander-Walker (Atlanta Hawks)

4.0 bolas de 3 pontos por jogo

44.4% de aproveitamento

4 jogos disputados em dezembro

Collin Gillespie (Phoenix Suns)

4.0 bolas de 3 pontos

42.9% de aproveitamento

3 jogos disputados em dezem bro