
23 de Novembro de 2021 postado por Renato Campos
LeBron James tem se destacado nas quadras por 18 temporadas, mas o 19º ano não começou tão bem quanto ele e nós torcedores do Lakers esperávamos.
LeBron, que perdeu 10 dos 18 jogos do time nesta temporada por conta de lesões, tem uma média de 22.8 pontos, 6.1 assistências e 5.0 rebotes, com aproveitamento de 49% no geral e 35.6% nas bolas de 3 pontos.
O jogador tem tido sua média mais baixa desde o seu ano de calouro e suas assistências desde 2006. Sua média de rebotes também é a menor de sua carreira.
Em um artigo para o site The Athletic, o insider e jornalista John Hollinger defende uma tese de que LeBron James não é mais "aquele cara":
"... A realidade é que o Lakers não pode simplesmente ser o Cleveland 2.0 e contar com o LeBron para salvar o dia. Esta versão de LeBron James de 36 anos, embora certamente ainda seja muito boa, simplesmente não é mais "aquele cara".
As evidências foram se acumulando no início da temporada, mesmo antes de ele ter uma distensão abdominal, alterações perceptíveis que também estão se acumulando em toda a sua estatística. Na verdade, você poderia começar a ver os sinais na temporada passada, mas 2020-21 foi tão estranho em tantos níveis que foi difícil entender tudo."
Hollinger mergulhou em análises mais profundas do desempenho de James:
"James está realizando a metade dos lances livres de um ano atrás, indo para a cesta com muito menos frequência e tornando-se cada vez mais dependente de bolas de três para seu ataque - eles agora representam quase metade de seus arremessos. Sua distância média de arremesso, que oscilava entre 3.30 e 3.65 metros na maior parte de sua carreira, saltou para 4.23 em 2020-21 e agora está em 4.63. Ainda temos uma pequena amostra nesta temporada, mas ele está arremessando 65.9 por cento próximo ao aro, de longe a pior marca de sua carreira."
Relacionada: Como a suspensão de LeBron James vai fazer o Lakers economizar uma grana
Talvez um tempo de jogo mais consistente ajude LeBron a se aclimatar novamente, mas o Lakers também se preparou para suprir as possíveis ausências do jogador ao adquirir Russel Westbrook na offseason.
Westbrook, uma notável máquina triplo-duplo, é definitivamente um fator nas estatísticas diminuídas de LeBron, mas a dura verdade é que a idade já pode estar alcançando a habilidade de LeBron.
Mas não desdenhe de um time que ainda tem LeBron em seu elenco. Pelo menos por enquanto.