30 de Dezembro de 2024 postado por Paola Zanon
Jogador mais velho ainda em atividade na NBA, LeBron James está completando 40 anos nesta segunda-feira (30) sem nenhum indício de queda de rendimento, ainda apresentando um basquete de elite —e isso nem é o mais impressionante.
Na 22ª temporada de sua carreira, o astro do Los Angeles Lakers acumula uma lista de recordes enorme, que ainda tende a aumentar —22 anos na NBA por si só já é o recorde de temporadas, também alcançado por Vince Carter. E hoje mesmo, inclusive, ele está alcançando mais um feito: é o sexto jogador na história da liga a chegar aos 40 anos ainda em atividade. A lista conta com Nat Hickey (45), Kevin Willis (44), Robert Parish (43), Vince Carter (43) e Udonis Haslem (42).
Dentro da extensa lista de recordes, o maior deles é o de pontos em jogos de temporada regular. LeBron ultrapassou Kareem Abdul-Jabbar em 8 de fevereiro de 2023, ao alcançar 38,390 pontos, chegando a registrar os 40 mil um ano depois.
THE KING, THE CONQUEROR!@KingJames hits a fadeaway jumper to become the NBA All-Time Scoring leader!#ScoringKing pic.twitter.com/wQ4C7DuvUL
— NBA India (@NBAIndia) February 8, 2023
Em questão de pontos na carreira, contando com Playoffs e Seleção dos Estados Unidos, James também é o maior cestinha da história do basquete no mundo, com mais de 51 mil pontos —a contagem exclui jogos de exibição, como o All-Star Game, e da época de colégio.
O veterano também é o jogador com maior tempo de quadra; ele bateu outro recorde que era de Jabbar há 10 dias, ao registrar mais de 57,449 minutos de jogo. Esse número equivale a quase seis semanas.
Como se não bastasse, LeBron soma recordes até nas rodadas de Natal da NBA, já que esteve em todas elas desde que entrou para a liga em 2003. São 22 jogos, 11 vitórias e mais de 500 pontos natalinos —nenhum jogador em atividade se aproxima desses recordes, muito menos os aposentados.
LeBron James além dos recordes
Com atuações impressionantes ainda no colégio, LeBron não chegou nem a entrar para a faculdade, sendo draftado pelo Cleveland Cavaliers como a 1ª escolha geral de 2003. Logo em sua primeira temporada, ele conquistou seu primeiro prêmio ao ser nomeado como o Calouro do Ano, estando também no time principal de novatos.
Sua carreira na NBA inclui três times (Cavs, Miami Heat e Lakers), quatro títulos com quatro MVPs de Finais, 20 jogos de All-Star Game sendo MVP três vezes, quatro prêmios de MVP em temporada regular, 13 vezes na lista All-NA e cinco na lista de Defensores do Ano.
James também fez parte do time especial de aniversário de 75 anos da liga e, com o Lakers, conquistou o primeiro título da Copa da NBA, em 2023, sendo eleito também o MVP do torneio.
Mas para ele, todas essas conquistas parecem pequenas perto de um feito alcançado no primeiro jogo da temporada 2024-25 da NBA: jogar ao lado de Bronny James, seu filho mais velho. Eles foram a primeira dupla de pai e filho na história da liga a atuar juntos.
HISTÓRICO!! BRONNY E LEBRON ENTRANDO EM QUADRA JUNTOS PELA PRIMEIRA VEZ!! pic.twitter.com/SEhyfIn4mW
— Prime Video Sport Brasil (@pvsportbr) October 23, 2024
Apesar de não parecer, a carreira profissional de LeBron está, inevitavelmente, chegando ao fim. Só nos resta aproveitar enquanto ele não anuncia sua aposentadoria.
LeBron James além das quadras
Como um dos maiores nomes de todos os tempos na NBA, LeBron James também decidiu usar esse impacto como ativista de causas sociais, especialmente na luta antirracista nos Estados Unidos. Quando ele ainda estava no Cleveland Cavaliers, um homem negro foi sufocado até a morte por um policial. Ao lado de Kyrie Irving, ele entrou em quadra com uma camiseta preta escrito "não consigo respirar", frase dita pela vítima antes de morrer.
Um caso semelhante aconteceu em 2020 e repercutiu no mundo inteiro: a morte de George Floyd, outro homem negro também sufocado até a morte por um policial. Em plena pandemia, o acontecimento deu origem ao movimento "Black Lives Matter", que significa "vidas negras importam".
Ao retornar às atividades da NBA após uma pausa forçada pela pandemia, LeBron liderou um movimento de jogadores que usaram uma camiseta preta com o nome do movimento antirracista em jogos da famosa bolha.
James também é uma voz ativa contra o armamento civil; ele se posiciona contra a legalização do porte de armas nos Estados Unidos, chegando a fazer campanha para Kamala Harris e Joe Biden, opositores de Doland Tramp, presidente eleito do país que flexibilizou o porte de armas.
LeBron se tornou também um nome até nas telas de cinema ao interpretar ele mesmo no filme Space Jam: Um Novo Legado, em 2021. O longa é uma nova versão de Space Jam: O Jogo do Século, protagonizado por Michael Jordan nos anos 1990. Em 2023, também foi lançado o filme Shooting Stars, que conta a história de vida do astro.
NEW TRAILER ALERT! LeBron James and the Tune Squad only have one shot to win the highest stakes game of their lives. Watch them battle it out on the court against the Goon Squad in Space Jam: A New Legacy in theaters and HBO Max – July 16. #SpaceJamMovie pic.twitter.com/TC1tnFy0EX
— Space Jam: A New Legacy (@spacejammovie) June 9, 2021