
29 de Dezembro de 2024 postado por Antonio Collar
O Los Angeles Lakers surpreendeu no último domingo de 2024 ao concretizar sua primeira troca na atual temporada da NBA. Rob Pelinka enviará para o Brooklyn Nets o armador D'Angelo Russell, o ala Maxwell Lewis e as escolhas de segunda rodada dos Drafts de 2027, 2030 e 2031. Em troca, a franquia de Los Angeles receberá o ala Dorian Finney-Smith e o ala-armador Shake Milton.
Para os Lakers, o principal nome em toda esta movimentação é o de Dorian Finney-Smith, 31 anos, ex-jogador do Dallas Mavericks. Desde 2016 na NBA, Finney-Smith tem apenas duas equipes no currículo, com sete temporadas defendendo os Mavs.
Chegou a Nova York em 2023, no negócio que levou Kyrie Irving para Dallas. Assim como já acontecia desde 2019 nos Mavericks, o ala chegou em uma posição de titularidade. Condição que manteve até a última sexta-feira, quando fez sua última partida com o uniforme dos Nets.
Como joga Finney-Smith, reforço do Lakers
A chegada de Dorian Finney-Smith a Los Angeles não resolve, mas ajuda a diminuir o principal problema do time treinado por JJ Redick. Seu impacto defensivo deve ser o motivo para que ele assuma um lugar entre o quinteto inicial logo nos primeiros compromissos.
Finney-Smith é o que os norte-americanos costumam chamar "3-and-D", capaz de contribuir tanto nas bolas de 3 pontos quanto na defesa. Sem a bola, é bastante versátil, e um homem para se confiar nas trocas, pois tem capacidade de lidar com adversários de diferentes posições.
Segundo dados do Second Spectrum, DFS é o único jogador na atual temporada da NBA a defender armadores, alas e pivôs por pelo menos 15 duelos de meia quadra por jogo. Uma característica em falta nos Lakers atual, diante da longa ausência de nomes como Jarred Vanderbilt e Christian Wood.
Finney-Smith é bom arremessador de 3 pontos
No ataque não devemos esperar um jogador de grande volume, mas um arremessador de bastante consistência. Não é tão versátil e tem dificuldade quando precisa criar o próprio chute, mas deve ir bem atuando ao lado de figuras como LeBron James e Austin Reaves.
Ele tem médias de 10.4 pontos por noite na atual temporada, com o melhor aproveitamento da carreira em bolas do perímetro: 43.5%, acertando média de 2.4 por noite.
Finney-Smith também traz na bagagem uma boa experiência, já tendo disputado os Playoffs quatro vezes. Em 2022, ajudou o Mavericks a chegar na final da Conferência Oeste. O novo reforço do Lakers tem médias de 10.5 pontos e 42% de aproveitamento nos arremessos do perímetro em jogos de pós-temporada.