29 de Dezembro de 2024 postado por Antonio Collar
O Los Angeles Lakers está trocando D'Angelo Russell e Maxwell Lewis por Dorian Finney-Smith e Shake Milton, do Brooklyn Nets. Além dos dois jogadores, o time de Nova York também receberá três escolhas futuras de segunda rodada no negócio.
Demorou, mas finalmente temos o primeiro movimento feito pelo Lakers desde a contratação de JJ Redick como treinador. Como era de se esperar, o principal nome envolvido no negócio foi o de D'Lo, que tem contrato expirante e muito provavelmente iria embora de graça ao final da temporada.
O que o Lakers ganha com Dorian Finney-Smith
Com a chegada de Finney-Smith, o Lakers consegue adicionar mais profundidade às suas alas. Draftado pelo Dallas Mavericks em 2016, o jogador atua tanto como ala quanto como ala-pivô. Sua chegada em Los Angeles deve trazer um impacto imediato no lado defensivo da quadra, sendo essa sua principal característica.
Com 2.01m de altura, DFS é conhecido principalmente pela versatilidade defensiva. Ele vai bem tanto nas trocas quando precisa parar armadores mais rápidos quanto nos confrontos com alas mais fortes. Não chega a ser um dos principais nomes da liga neste aspecto, mas é sem dúvidas uma peça que o Lakers precisava.
Além disso, Finney-Smith deve ocupar um papel importante como arremessador do perímetro. Em 20 jogos pelo Brooklyn Nets nesta temporada, ele teve o melhor aproveitamento da carreira, com 43.5% de acerto nos chutes de fora do garrafão - média de 2.4 por partida. Tem pouco repertório de criação do próprio chute, mas deve ter a vida facilitada por companheiros como LeBron James e Austin Reaves.
Ex-Philadelphia e com passagens curtas por Timberwolves, Knicks e Pistons, Shake Milton deve vir como uma composição de elenco, recebendo menos espaço do que o colega. Nunca foi titular pelos times onde passou, mas já mostrou boa capacidade de impactar o ataque saindo do banco de reservas.
Sua principal temporada no Philadelphia 76ers foi em 2020-21, quando teve média de 13.0 pontos em 23.2 minutos de quadra.
Médias de Finney-Smith e Shake Melton na temporada
Os números não são expressivos, mas é importante levar em consideração que são jogadores que chegam muito mais pelo impacto que podem ter na equipe coletivamente do que no boxscore. Sobretudo no caso de Finney-Smith, que tem grandes chances de assumir um papel de titularidade na equipe treinada por JJ Redick.
Dorian Finney-Smith (2024-25): 10.4 pontos, 4.6 rebotes, 0.9 roubos, 43.5% nos arremessos de 3 pontos
Shake Milton (2024-25): 7.4 pontos, 2.4 assistências 46.5% nos arremessos de quadra em 18.2 minutos