
12 de Fevereiro de 2025 postado por Renato Campos
A tão aguardada estreia de Luka Doncic usando o roxo e dourado do Lakers finalmente aconteceu na última segunda-feira, em uma vitória de 132 a 113 contra o Utah Jazz. Mesmo sendo um jogo que começou tarde (às 00h30 no Brasil) e terminou de forma desequilibrada, a partida atraiu uma média de 2,01 milhões de espectadores na ESPN americana — tornando-se o segundo confronto mais assistido na emissora nesta temporada, atrás apenas de Warriors vs. Celtics, em novembro (2,14 milhões). O pico de audiência chegou a 2,55 milhões no segundo quarto, evidenciando a expectativa em torno de Doncic, que não entrava em quadra havia mais de 40 dias devido a uma lesão na panturrilha esquerda.
Apesar de ter jogado apenas 24 minutos, registrando 14 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, Luka atendeu ao hype inicial e reforçou a esperança de que o Lakers, que já vem embalado na temporada, possa atingir novos patamares. A equipe aparece em quarto lugar na Conferência Oeste, com 32 vitórias e 19 derrotas, e a chegada de Doncic incrementa ainda mais o star power ao lado de LeBron James, que vive seu melhor momento na atual campanha.
Audiência em alta e o poder do estrelato
A mudança de Doncic para Los Angeles já mostra impacto direto nas audiências. Antes de sua vinda, a ESPN enfrentava queda de 28% nos números, enquanto a liga, no geral, amargava um declínio de 5% na temporada (e 48% a menos do que em 2012, segundo dados mencionados pelo próprio comissário Adam Silver). Mas a presença de um astro como Luka é capaz de atrair a atenção do público, e a prova disso está no crescimento repentino de audiência que ajudou a minimizar parte dessas quedas.
Para além do jogo contra o Jazz, o Lakers volta a jogar em rede nacional no dia 22 de fevereiro, contra o Denver Nuggets, e depois encara o Dallas Mavericks em 25 de fevereiro, marcando o primeiro reencontro de Doncic com seu ex-time. A má notícia para o lado texano é que Anthony Davis, envolvido na troca que levou Luka para L.A., provavelmente não estará em quadra devido a uma lesão na virilha.
Novos horizontes
Enquanto as audiências de TV tradicionais sofrem com a migração de públicos jovens para plataformas de streaming, a NBA já prepara contratos televisivos com a NBC e a Amazon, previstos para começarem no segundo semestre de 2025, visando alavancar novamente os números de audiência. No presente, porém, é a força das grandes estrelas que mantém a chama acesa. E, com a chegada de Doncic ao Lakers, fica claro que ver grandes jogadores sob os holofotes de Los Angeles ainda é a melhor receita para atrair fãs e elevar o nível de empolgação na liga.