
10 de Março de 2025 postado por Renato Campos
A carreira do ex-jogador do Lakers, Anthony Davis, será sempre lembrada por duas trocas monumentais – a que o levou para L.A. para formar dupla com LeBron James e a que o enviou para Dallas seis anos depois, separando a dupla campeão da NBA.
Nem Davis nem LeBron admitiram ter conhecimento prévio da troca bombástica que o mandou para o Mavericks e trouxe Luka Doncic para o Lakers. Esse fato pode ser um dos motivos pelos quais os dois continuam mantendo uma boa relação, apesar da mudança drástica no meio da temporada, que provavelmente encerrou qualquer chance de voltarem a jogar juntos. James completou 40 anos em dezembro, e parece improvável que ainda haja tempo para uma nova parceria entre eles.
No entanto, os gestos de LeBron em relação a Davis, logo no início da parceria, ajudaram a construir uma relação de trabalho que durou até duas Finais de Conferência Oeste e um título da NBA. Em uma entrevista à MAVS TV, Davis explicou como foi o momento em que LeBron lhe ofereceu a camisa 23.
“Quando cheguei a L.A., Bron queria me dar a camisa 23. Mas eu disse: ‘Não quero pegar o seu número’. Então, no segundo ano, ele mudou para o 6 e me perguntou se eu queria a 23. Mas eu disse: ‘Na verdade, quero continuar com a 3. Quero voltar para onde tudo começou’.”
Anthony Davis e o Mavericks enfrentam má sorte desde a troca
Anthony Davis lidou com alguns problemas físicos desde que saiu do New Orleans Pelicans para se juntar ao Lakers em 2019, mas conseguiu sucesso rapidamente ao conquistar o título da NBA em 2020.
Infelizmente, a sorte não tem sido a mesma desde que ele trocou L.A. pelo Texas. Desde sua chegada ao Mavericks, Davis jogou apenas uma partida – no dia 8 de fevereiro contra o Houston Rockets – antes de sofrer uma distensão no adutor que o tirou de ação desde então.
O Mavericks não descartou Davis para o restante da temporada e, inicialmente, esperava seu retorno bem antes do fim da campanha regular, no dia 13 de abril. No entanto, a lesão no ligamento cruzado anterior (ACL) de Kyrie Irving pode acabar tornando seu retorno irrelevante para a equipe.
Irving, que é o outro principal jogador do Mavericks e ex-companheiro de título de LeBron James (quando jogaram juntos em Cleveland), está fora pelo resto da temporada. Além disso, sua recuperação pode comprometer parte da temporada 2025-26.
Atualmente, o time de Dallas tem uma campanha de 32-33 e ocupa a 10ª colocação na Conferência Oeste, garantindo temporariamente a última vaga no Play-In da NBA.
A lesão de LeBron pode dar espaço para Luka Doncic assumir o controle
Enquanto isso, LeBron James tem vivido um cenário diferente em Los Angeles. Pelo menos, até sofrer uma lesão na virilha na derrota para o Boston Celtics no sábado. O jogador do Lakers minimizou a gravidade do problema, mas pode ficar fora por até duas semanas enquanto se recupera.
Antes do revés em Boston, o Lakers vinha em uma sequência de oito vitórias consecutivas, subindo para a segunda posição no Oeste. Desde que Doncic retornou às quadras após uma lesão na panturrilha que o tirou de ação por várias semanas, o time tem um recorde de 9-2.
Mesmo assim, Doncic ainda está recuperando seu ritmo após o período mais longo que já ficou afastado por lesão em sua carreira na NBA. Seus números e sua eficiência geral ainda estão abaixo do que ele costuma apresentar como um jogador cinco vezes All-NBA First Team.
Portanto, apesar da ausência de LeBron ser um golpe para o Lakers – especialmente no meio de uma difícil sequência de quatro jogos fora de casa – isso pode ser uma oportunidade para Doncic assumir o controle e reencontrar sua melhor forma. Se James conseguir voltar 100% recuperado, essa pausa pode acabar sendo um ponto positivo para a dupla chegar aos playoffs mais descansada e em alto nível.