22 de Outubro de 2025 postado por Paola Zanon
A troca de Luka Doncic para o Los Angeles Lakers em fevereiro passado despertou em jogadores da NBA medos que eles mesmos nem sabiam que poderiam —ou deveriam— ter. Para Kevin Durant, por exemplo, foi algo muito maior do que o pensamento sobre "se ele foi trocado, ninguém está seguro".
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Troca de Doncic fragilizou ainda mais a relação entre Durant e o Suns
Quando a troca entre Lakers e Dallas Mavericks aconteceu, o Phoenix Suns estava em um momento bastante delicado, com muitas derrotas em sequência e brigando por uma vaga no Play-in —algo inaceitável para o time com a maior folha salarial da liga, com três jogadores em contrato máximo: Kevin Durant, Devin Booker e Bradley Beal. A equipe, inclusive, estava em quadra quando a troca foi anunciada.
Ainda faltavam 12 dias para a trade deadline quando Luka foi para Los Angeles. E até aquele momento, nem passava pela cabeça de Durant ou do front office do Suns que ele poderia ser negociado. Mas conforme o prazo foi se aproximando e os resultados foram ficando cada vez mais longe do esperado, o medo e a necessidade começaram a crescer. "Caiu a ficha. Não sou maior que o time. Pode acontecer comigo também", disse o astro, durante a série Starting 5, da Netflix.
Muitas franquias começaram a fazer ofertas ao Suns por Kevin, que ficava sabendo de tudo através das notícias de rumores. De acordo com ele mesmo, o clima no vestiário começou a ficar cada vez mais estranho. Enquanto os rumores sobre seu futuro chegavam de todos os lados, ninguém da diretoria o chamou para uma conversa sobre isso.
Com esse sentimento de estranheza, Durant se abriu sobre seu maior temor naquele momento: "Só não façam isso pelas minhas costas", pediu, impactado pelo que havia acabado de acontecer com Doncic.
O desfecho entre Kevin Durant e o Suns
Alguns dias se passaram até que o front office do Suns finalmente bateu o martelo e anunciou que não abriria mão de Kevin Durant naquele momento. Mas o silêncio antes disso somado ao fato de que o time sequer disputou o Play-in, enterraram de vez a relação entre time e jogador.
Ao final da temporada regular, então, a diretoria da franquia finalmente ouviu Kevin Durant, que tinha uma certa autonomia naquele momento, já que se não houvesse um acordo, ele poderia acabar saindo de Phoenix "de graça" por causa do contrato prestes a expirar.
![]()
O Suns precisou correr para fechar um negócio que também fosse rentável para a franquia. Um dos destinos que Durant tinha em mente era o Houston Rockets —e o time do Arizona fez acontecer. Por mais que a relação tenha estremecido, nenhum dos lados guardou mágoa após a troca.



