O Los Angeles Lakers venceu o Phoenix Suns na noite de domingo (14), por 116 a 114. O jogo teve inúmeras reviravoltas e foi cheio de confusão, especialmente entre LeBron James e Dillon Brooks.
Faça parte do nosso grupo no Telegram
Jogo físico e disputado do começo ao fim
O Lakers começou melhor o jogo, mas não demorou para o Suns reagir e deixar as coisas bem equilibradas, conseguindo até virar no fim do primeiro quarto. O ritmo seguiu o mesmo no segundo período, mas desta vez, com o nosso time correndo atrás do placar e conseguindo deixar tudo igual na saída para o intervalo.
No segundo tempo, o jogo ficou ainda mais físico, com muitas faltas e muitos turnovers de ambos os lados. Da metade para o final do terceiro período, no entanto, o Lakers conseguiu uma corrida de 15-0, virando o placar e abrindo uma liderança de nove pontos.
A corrida chegou a 24-0 e só foi freada com quase três minutos do último quarto; foram oito minutos sem nenhum ponto dos donos da casa, e isso se deve muito a Jake LaRavia e Jarred Vanderbilt, que tiveram forte atuação defensiva com rebotes, roubos de bola e bloqueios, sem cometer nenhuma falta.
Jarred Vanderbilt vs the suns:
7PTS
7REB
2STL
1BLK pic.twitter.com/1JDKRQ8BAC— Laker Performances (@LALPerformance) December 15, 2025
Mas mesmo depois que nosso time abriu uma vantagem de 20 pontos já no quarto período, a partida ainda teve muitas reviravoltas, terminando com vitória de Los Angeles por apenas dois pontos de diferença.
O jogo foi bastante físico, com 12 jogadores, de ambos os times, registrando no mínimo três faltas; quatro deles, inclusive, chegaram a quatro faltas pessoais, enquanto Dillon Brooks anotou cinco, além de uma técnica, causando sua expulsão a 12 segundos para o fim da partida, quando ele mesmo havia acabado de virar para o Suns com uma bola tripla.
Lmao Dillon Brooks man pic.twitter.com/8LAcKTKJSl
— Shabazz (@ShowCaseShabazz) December 15, 2025
Reviravoltas
A primeira reviravolta aconteceu no terceiro período; quando o Lakers iniciou sua corrida de 24-0 ao longo de oito minutos, estava em desvantagem por seis pontos, e o Suns parecia ter tudo sob controle —ninguém esperava que eles fossem ficar quase 10 minutos sem acertar nenhum arremesso ou sofrer alguma falta que os colocasse na linha de lance livre.
Vando cleaning up the glass, King James cashing in from deep #LakeShow pic.twitter.com/nYXGC5jWJV
— Spectrum SportsNet (@SpectrumSN) December 15, 2025
Mas faltando menos de seis minutos, os donos da casa vieram com tudo para a reação, diminuindo a diferença para apenas dois pontos quando restava um minuto no relógio. Nosso time ainda segurou a liderança até os 12 segundos finais, quando Brooks virou para o Suns, mas cometeu uma falta técnica em LeBron e acabou expulso.
James errou o lance livre, o Lakers ficou com o rebote e o próprio LeBron tentou um arremesso triplo para virar novamente, mas sofreu uma falta de Devin Booker e errou. O técnico do Suns desafiou a marcação, mas o contato ilegal ficou claro nas imagens. LeBron acertou dois de três lances livres, colocando Los Angeles na frente por apenas um ponto.
LEBRON MAKES CLUTCH FREE THROWS AND THE LAKERS SURVIVE IN PHOENIX pic.twitter.com/qlrMGzv8XP
— SportsCenter (@SportsCenter) December 15, 2025
Na sequência, Marcus Smart sofreu uma falta de ataque e também foi para a linha de lance livre faltando 0,3 segundos. Ele acertou o primeiro e errou o segundo de propósito para o Suns não ter saída de bola e chance de contra-ataque, ainda que mínima.
LeBron James x Dillon Brooks
LeBron to Dillon Brooks
“YOU A BI*CH” pic.twitter.com/jA9EvobPXE
— Fullcourtpass (@Fullcourtpass) December 15, 2025
As principais confusões da partida ficaram na conta de LeBron James e Dillon Brooks, que têm uma rivalidade que já dura anos. As provocações começaram no segundo período, com o astro de 40 anos empurrando o defensor adversário duas vezes, mas se fazendo de desentendido ao ter a falta marcada.
A volta do intervalo já foi com outra confusão entre os dois; Brooks jogou a bola na direção de LeBron, que deu um empurrão ao tirar satisfação. A arbitragem não entendeu o gesto de Dillon como intencional, então marcou uma falta técnica para James por reação desproporcional.
Ainda no terceiro quarto, LeBron forçou a quinta falta de Brooks ao marcá-lo durante um ataque do Suns; isso colocou o defensor no banco até o último período —Luka Doncic comemorou com James bem na cara dele. O ato final foi a falta técnica de Dillon logo depois de virar o jogo para seu time, dando a posse de bola para o Lakers.
Luka when Brooks got his 5th foul pic.twitter.com/iatt6rEbra
— Luka Updates (@LukaUpdates) December 15, 2025
Lakers x Suns: Principais destaques
Lakers
Doncic: 29 pts, 3 reb e 6 ast.
LeBron: 26 pts, 3 reb e 4 ast.
Ayton: 20 pts, 13 reb e 2 stl.
Hayes: 12 pts, 9 reb e 2 ast.
Suns
Booker: 27 pts, 6 reb e 7 ast.
Williams: 20 pts, 6 reb e 1 ast.
Brooks: 18 pts, 1 reb e 1 stl.
Allen: 13 pts, 2 reb e 7 ast.