22 de Abril de 2024 postado por Renato Campos
Os responsáveis pelos votos dos prêmios da NBA há muito tempo têm sido injustos com Anthony Davis quando se trata do prêmio de Jogador Defensivo do Ano, e a história continuou da mesma forma neste domingo.
Em uma mudança em relação às temporadas recentes, a liga anunciou três finalistas para cada um dos sete principais prêmios, incluindo o Jogador Defensivo do Ano (DPOY). Enquanto já era improvável que AD fosse nomeado vencedor, o choque veio ao ele nem mesmo ser nomeado finalista.
Rudy Gobert, o vencedor presumido, Victor Wembanyama e Bam Adebayo foram nomeados os finalistas, deixando AD de fora.
Não há realmente uma boa maneira de comparar esses três jogadores estatisticamente, o que tem tornado tão difícil para os votantes acertarem o prêmio.
Wolves de Gobert é o melhor time defensivo da NBA
Por exemplo, desses três, Wemby tem a média mais alta de "stocks" — tocos e roubadas combinados. Gobert, na verdade, está por último estatisticamente. No entanto, como tem sido um fator determinante há muito tempo, o time de Gobert é o melhor defensivamente do grupo.
Isso não deve diminuir a habilidade defensiva de AD. Ele é um protetor de aro dominante e um defensor de perímetro mais do que capaz. Dada sua responsabilidade na defesa para o Lakers, ninguém se apresenta no nível que ele faz.
O melhor argumento para AD ser DPOY é os votantes olharem para os jogos do Lakers sem Davis e o quão terríveis o time foi defensivamente.
Já era frustrante que ele nem mesmo estivesse realmente na disputa para vencer o prêmio, mas é uma piada ele nem mesmo ser um finalista. Ainda assim, ele é um dos melhores da liga no lado defensivo e merece todos os elogios.