
24 de Fevereiro de 2025 postado por Paola Zanon
Apesar do tropeço do Lakers na volta do All-Star Game com a derrota para o Charlotte Hornets e a vitória sofrida em cima do Portland Trail Blazers, o retrospecto dos últimos 18 jogos é bastante positivo —e isso inclui até uma melhora na defesa.
Nosso time chegou ao melhor recorde na temporada com 14 vitórias e apenas quatro derrotas no período citado. E algumas dessas vitórias foram em cima de times que estão muito fortes: Boston Celtics, Denver Nuggets, New York Knicks, Los Angeles Clippers e duas vezes Golden State Warriors.
Na classificação defensiva, o Lakers chegou a ser a quarta pior da liga, com um saldo negativo de pontos apesar da campanha positiva. Nos últimos 18 jogos, no entanto, a evolução foi tanta que chegamos à primeira colocação.
O jogo ofensivo também evoluiu; o time de Los Angeles tem hoje o oitavo melhor ataque de toda a liga —e a classificação tende a subir com Luka Doncic. Tudo isso fez com que a classificação líquida do Lakers saltasse para a terceira colocação geral na última semana.
O efeito JJ Redick
A defesa, sem nenhuma sombra de dúvidas, era o maior desafio que JJ Redick precisava resolver em sua temporada de estreia como técnico principal. Demorou um pouco, mas ele deu conta disso mesmo com a escassez de pivôs no elenco.
A defesa evoluiu bastante ainda com Anthony Davis no elenco, porque o treinador deu um jeito de ele não jogar sozinho no garrafão. LeBron James tem sido um grande defensor e Austin Reaves teve um aumento em sua média de rebotes —ele distribuiu até mesmo alguns bloqueios.
Com a saída do nosso principal pivô, tudo indicava que a defesa voltaria a ser um problema para Redick, principalmente após a troca de Mark Williams ser desfeita e a chegada de Alex Len, que demorou a se adaptar ao time e fez uma péssima estreia, com um plus minus de 20 pontos negativos.
Só que JJ, mais uma vez, conseguiu se ajustar mesmo tendo Jaxson Hayes como pivô titular. O treinador começou a aproveitar peças como Dorian Finney-Smith, Christian Koloko e Jarred Vanderbilt, que finalmente voltou de lesão. Com esse revezamento, os apagões do Lakers passaram a ficar cada vez mais raros.