
21 de Março de 2025 postado por Renato Campos
Quando o Lakers decidiu enviar Anthony Davis e Max Christie para outro destino, a expectativa geral era de que a defesa sofreria uma queda drástica. Afinal, ambos eram jogadores de grande importância na proteção do aro e no perímetro. O que ninguém esperava é que, nas partidas seguintes, a defesa do Lakers não apenas se sustentasse como também desse um salto de qualidade.
Ao derrotar o Denver Nuggets por 120 a 108 essa semana, Luka Doncic rasgou elogios à postura do time sem Davis e Christie. Para ele, a chave do sucesso tem sido a comunicação constante e o esforço coletivo. A intensidade demonstrada em cada posse de bola evidencia o quanto o elenco abraçou a ideia de que a defesa pode ser o principal fator de vitória.
“Acho que todo mundo está conectado na parte defensiva. Há muita conversa, muita comunicação, e em termos de esforço todo mundo está fazendo um bom trabalho.”
— Luka Doncic
Dados que reforçam a melhora
Segundo Dave McMenamin, da ESPN, o Lakers foi o melhor time em eficiência defensiva na NBA no período logo após a chegada de Doncic. Isso inclui proteger o aro, contestar chutes do perímetro e, principalmente, evitar pontos fáceis dos adversários. A melhora não é pontual: vai de estatísticas básicas, como pontos sofridos por jogo, a métricas mais avançadas, como o Defensive Rating.
8 minutes of the Lakers’ team defense against the Nuggets pic.twitter.com/VioZCb4fzy
— revive (@ReviveMarc) March 20, 2025
Os motores defensivos: Jarred Vanderbilt e Jordan Goodwin
É impossível falar dessa guinada sem mencionar o impacto de Jarred Vanderbilt e Jordan Goodwin. O técnico JJ Redick destacou a dupla por impor ritmo e intensidade nos dois lados da quadra. Seja pressionando a bola, seja contestando arremessos, eles têm sido fundamentais nas jogadas que resultam em transição ofensiva para o Lakers.
“Vando e Goody realmente lideraram nossa defesa. Você sentia a presença deles e eles fizeram parte de algumas corridas importantes a nosso favor.”
— JJ Redick
A defesa como diferencial na corrida do Oeste
Com a tabela da Conferência Oeste cada vez mais disputada, ter uma defesa sólida pode ser o grande fator que diferencia o Lakers dos demais concorrentes. A equipe chegou para o confronto contra o Milwaukee Bucks posicionada no Top 3 em defesa contra arremessos de três e com uma presença forte nos rebotes defensivos — estatísticas que são cruciais no basquete atual.
A saída de Anthony Davis e Max Christie não resultou na queda de rendimento que muitos esperavam. Pelo contrário, o Lakers encontrou novas peças capazes de intensificar a marcação e se tornou ainda mais efetivo na retaguarda. O resultado é um time que, somado ao talento ofensivo de Luka Doncic, aposta em uma defesa coletiva e bem estruturada para se manter relevante no topo da Conferência Oeste. Se essa postura defensiva continuar, o Lakers seguirá dando dor de cabeça para qualquer adversário que cruzar seu caminho.