As quartas de final do basquete masculino das Olimpíadas de Paris 2024 já estão praticamente definidas!

Liderada por LeBron James, a seleção dos Estados Unidos já estava classificada desde a vitória contra o Sudão do Sul, na última quarta-feira (31), mesmo ainda tendo uma partida pela frente.

Se vencer o Porto Rico no sábado (3), e se a Sérvia ganhar do Sudão do Sul por uma diferença de três pontos ou mais, o caminho dos Estados Unidos irá cruzar o do Brasil na próxima etapa —e ambos os resultados são altamente prováveis.

O jogo acontecerá na próxima terça-feira (6).

Classificação do Brasil foi sofrida

Enquanto LeBron, Stephen Curry, Anthony Davis e companhia garantiram com folga a vaga nas quartas de final dos Jogos Olímpicos, o Brasil sofreu bastante.

A seleção brasileira caiu no grupo da Alemanha, atual campeã mundial, França, anfitriã que conta com Victor Wembanyama e Rudy Gobert, e Japão, de Rui Hachimura.

O Brasil perdeu para os dois oponentes europeus e precisava não apenas da vitória com bastante diferença de pontos contra os japoneses, mas do resultado de outros jogos —como a derrota da Espanha para o Canadá, por exemplo.

Com a lesão de Hachimura, o Japão entrou em quadra na manhã desta sexta-feira (2) sem seu principal jogador e no mesmo cenário dos brasileiros; apenas a vitória importava.

Os brasileiros lideraram o placar durante todo o jogo, com o Japão encostando por um ponto no terceiro quarto. No último período, no entanto, o Brasil cresceu com Bruno Caboclo e Marcelo Huertas, abriu vantagem e venceu por 102 a 84.