A votação para MVP e os demais prêmios individuais da NBA, como All-Teams e Jogador Defensivo, foi atrasada por causa da situação de Luka Doncic, que ganhou o prêmio de cestinha da temporada, mas não cumpriu os 65 jogos mínimos para estar elegível às outras premiações.
O astro do Los Angeles Lakers disputou 64 partidas antes de sofrer uma lesão de grau 2 na coxa posterior, que o tirou do restante da temporada regular e começo dos Playoffs.
Entre no grupo do Lakers Brasil no Telegram
Votação adiada
De acordo com Mark Stein, jornalista independente que cobre a NBA, a decisão de adiar a votação foi tomada pela própria liga. Normalmente, os votantes já poderiam começar a escolher os jogadores que serão premiados, mas a situação de Doncic vai atrasar o processo.
O empresário do esloveno, Bill Duffy, entrou com um ofício na Justiça para justificar duas ausências de Doncic na temporada regular: os dois jogos que ele perdeu em dezembro, quando viajou até a Eslovênia para acompanhar o nascimento de Olivia, sua segunda filha.
Caso o ofício seja aprovado, esses dois desfalques serão anulados, o que tornará Luka elegível para receber votos de MVP e All-Teams. A decisão deverá sair na quarta-feira (15).
Corrida para MVP
Antes de se machucar, Luka Doncic era o quarto colocado na corrida para MVP, atrás de Shai Gilgeous-Alexander, Victor Wembanyama e Nikola Jokic. A colocação do esloveno, no entanto, foi motivo de críticas de especialistas, fãs e até jogadores.
Quando caiu do segundo para o quarto lugar, o astro do Lakers havia acabado de ser eleito jogador da semana no Oeste pela segunda vez seguida, além de alcançar uma média de quase 40 pontos por partida ao longo de março, quando ele também foi eleito o melhor jogador do mês na conferência.
Luka também fechou a temporada regular como líder da liga em pontos por jogo (33,5) e pontos totais (2143), mesmo ficando abaixo dos 65 jogos mínimos. Doncic ainda aparece entre os cinco melhores em assistências (8,3) e cestas de três pontos (254), além de ter feito um jogo de 60 pontos, segunda maior pontuação individual na temporada 2025-26.
Mesmo com todos esses números, no entanto, é improvável que Luka Doncic seja eleito MVP, já que ele não liderou a corrida em nenhum momento. Mas estar entre os 10 primeiros nomes já é uma marca que conta muito em sua carreira; ele esteve na lista em cinco de suas oito temporadas na NBA.