23 de Agosto de 2024 postado por Paola Zanon
Quem é fã de basquete certamente já ouviu falar sobre a era do "Showtime Lakers", que começou em 1979, quando a franquia foi comprada por Jerry Buss, e teve uma grande ascensão ao longo de toda a década de 1980.
O mais novo mandachuva da equipe implementou diversas inovações para atrair o público cada vez mais e justificar um aumento significativo nos ingressos das primeiras fileiras.
As principais mudanças foram na hora do intervalo; um grupo de líderes de torcida, conhecidas como Laker Girls, passaram a se apresentar no tempo entre o segundo e terceiro quarto do jogo, além da implementação de uma banda ao vivo. Jerry foi um pioneiro do que hoje já se tornou uma das maiores tradições da NBA.
Buss também aproveitou o então sucesso do time para criar um clube privado e exclusivo dentro do Forum de Inglewood, casa do Lakers nessa época e palco de todos os cinco títulos da década. E tudo isso acabou conquistando não apenas novos torcedores, como também celebridades de Hollywood.
Tudo isso coincidiu também com a ascensão de nomes que viriam a se tornar grandes lendas do esporte. Um deles é Kareem Abdul-Jabbar, que havia chegado em 1975 já com um título de campeão pelo Milwaukee Bucks.
No Draft do mesmo ano em que Buss comprou a franquia, Earving Magic Johnson foi selecionado como a primeira escolha geral. Três anos mais tarde, James Worthy foi selecionado também como a primeira escolha geral do Draft e completou o trio que fez história naquela década.
O talento de Abdul-Jabbar, Magic Johnson e Worthy resultou em atuações performáticas e emocionantes nos jogos do Lakers na NBA. Tratava-se de um estilo de basquete rápido, com passes sem olhar o contra-ataque, passes giratórios e passes velozes que dispersavam as marcações triplas.
O Showtime Lakers entrou em seu auge na temporada de 1984-85, quando a equipe derrotou o rival Boston Celtics pela primeira vez nas Finais da NBA, conquistando o título depois de seis jogos.
O Lakers não conseguiu conquistar o título da temporada seguinte, mas em compensação, levou o troféu para casa em 1987 e 1988. O fim da década marcou a aposentadoria de Kareem Abdul-Jabbar depois de 20 temporadas e a consagração de Magic Johnson como um dos maiores na história do basquete.
A influência do Showtime Lakers dos anos 1980 na NBA de hoje
Embora tenha tido sua maior ascensão nos anos 1980, o Showtime Lakers está presente até hoje em toda a NBA.
As franquias começaram suas próprias equipes de líderes de torcida e passaram a implementar o intervalo com diversas atrações como time de enterradas e brincadeiras interativas com os fãs, entre outras coisas.
Ainda que o próprio Lakers seja uma das poucas franquias da NBA que não tenha um mascote para chamar de seu, as apresentações desses bichinhos carismáticos durante os intervalos das partidas também foi impulsionada pelo Showtime.