22 de Agosto de 2024 postado por Paola Zanon
Uma das franquias mais antigas da NBA, o Los Angeles Lakers nem sempre foi Los Angeles Lakers.
Fundada em 1947, a franquia nasceu na cidade de Minneapolis, a maior do estado de Minnesota. Na época, a própria NBA sequer existia —o nome de uma das principais ligas de basquete era NBL.
Dois executivos, Ben Berger e Morris Chalfen, compraram a falida franquia Detroit Gems, realocaram o time e mudaram seu nome.
O nome Lakers, inclusive, é uma referência à sua primeira sede, já que o estado de Minnesota era conhecido como “a terra dos 10 mil lagos”.
Sob a gerência de Max Winter, o Lakers venceu o título da NBL logo em sua primeira temporada. Dois anos mais tarde, a franquia conquistou também o primeiro título da história da NBA, fundada a partir da fusão da NBL com a BAA, outra principal liga de basquete.
Não demorou para que o novo time se tornasse um dos mais populares da liga, principalmente com o tricampeonato entre 1952 e 1954, liderado por George Mikan, uma das maiores estrelas da época.
O jogador, no entanto, anunciou sua aposentadoria precoce em 1957, e a era de ouro do Lakers parecia perto do fim, já que a presença do público nos jogos caiu drasticamente.
Prestes a ser vendida para outra cidade diante dos problemas financeiros, a franquia de Minneapolis foi salva por Bob Short, que tinha o plano de mantê-la na cidade. Mas depois de duas temporadas, o desempenho do Lakers piorou, dispersando de vez o público.
A influência da MLB na mudança para Los Angeles
Em 1958, primeiro de Short como dono do Lakers, o time da MLB Brooklyn Dodgers se mudou para Los Angeles e se tornou um sucesso financeiro em pouquíssimo tempo —e isso foi notado por Bob.
Com todos os problemas financeiros da franquia e o desinteresse do público de Minneapolis, o executivo decidiu que era hora de deixar a cidade. Chicago e São Francisco foram consideradas como nova casa, mas o sucesso do Dodgers na MLB atraiu Bob para Los Angeles.
A mudança oficial aconteceu em 1960, e com isso, o Lakers se tornou o primeiro time da NBA na Costa Oeste. Como o nome já era uma marca estabelecida entre os fãs de basquete, ele foi mantido, mesmo com a escassez de lagos na nova cidade.
De casa nova, o agora Los Angeles Lakers renovou também seu elenco e equipe técnica, o que fez o desempenho do time melhorar a cada temporada, atraindo cada vez mais novos torcedores, principalmente com a rivalidade que nascia com o Boston Celtics.
Cinco anos depois da mudança, Bob Short, satisfeito por ter salvado o Lakers da falência e transformado-o em um sucesso financeiro mesmo sem conquistar nenhum título no período, vendeu a franquia para Jack Kent Cooke por US$ 5 milhões.
Após perder as Finais de 1968 para o rival de Boston, Cooke resolveu fortalecer o elenco com as contratações de Wilt Chamberlain e Jerry West para atuar ao lado de Elgin Baylor.
O novo trio funcionou; em 1970, o Lakers disputou sua primeira final desde a mudança para Los Angeles. Já o primeiro título do time na cidade aconteceu em 1972, em cima do New York Knicks.