Quando o Lakers entrar em quadra na quarta contra o Warriors, vai ser a primeira estreia de temporada sem LeBron James desde 2017. Depois de oito anos, um título e 12.402 pontos com a camisa amarela, LeBron foi para o Sixers, e o time passou de vez para as mãos de Luka Doncic. É uma mudança de hierarquia, de vestiário e de cobrança, e ela começa às 23h, na Crypto Arena.

InstagramSiga o Lakers Brasil no Instagram@lakersbrasilnba: notícias, bastidores e vídeos do Lakers todo diaSeguir

Resumo rápido
8 temporadas
O tempo de LeBron no Lakers, de 2018-19 a 2025-26, o período mais longo dele em um mesmo time.
12.402
Os pontos de LeBron pelo Lakers em 479 jogos de temporada regular, com o título de 2020.
11-4
A campanha do Lakers com Doncic e sem LeBron em quadra na temporada passada.
9
Os jogadores novos no elenco, a maior renovação da liga.

Como LeBron saiu

LeBron avisou o Lakers em 30 de junho que não voltaria. Em 24 de julho, assinou com o Philadelphia 76ers por dois anos e US$ 8 milhões, aos 41 anos, depois de considerar também Cavaliers, Heat e Warriors. Na despedida, escreveu: “Achei que tinha acabado quando a temporada terminou”, e completou que ainda ama o jogo e tem mais para dar.

O Lakers tratou a saída sem atrito. Rob Pelinka disse que as conversas foram conduzidas “de forma amigável, profissional e elegante” e que o time é grato pela era LeBron. Doncic foi mais pessoal: “Foi meio triste. Jogar com o LeBron foi incrível. Aprendi muitas coisas com ele”. LeBron estreia pelo Sixers nesta terça, contra o Knicks, e o reencontro com o Lakers está marcado para o Natal, em Los Angeles, como contamos em quando LeBron volta para enfrentar o Lakers.

O time agora é de Doncic

A ESPN resumiu a nova fase em uma frase na prévia da temporada: “Com LeBron James no Philadelphia, o Lakers agora é indiscutivelmente o time de Doncic, e caberá a ele liderá-lo”. O próprio Doncic tratou o tema com naturalidade no media day: “É um novo desafio. Eu gosto de desafios”. E lembrou que não é a primeira vez: “Estive nessa posição muitas vezes na carreira, então não é novidade para mim”.

A meta também ficou clara. “Realisticamente, eu diria título. Porque, se esse não é o seu objetivo, não sei o que você está fazendo aqui”, disse o esloveno, que tem contrato até 2028, com opção de sair no último ano.

O Lakers com e sem LeBron em 2025-26
Com LeBron em quadra
Com LeBron em quadra
Vitórias
65%
39 vitórias e 21 derrotas em 60 jogos
Sem LeBron
Sem LeBron
Vitórias
64%
14 vitórias e 8 derrotas em 22 jogos
Doncic sem LeBron
Doncic sem LeBron
Vitórias
73%
11 vitórias e 4 derrotas em 15 jogos
Fonte: StatMuse, temporada regular 2025-26. Percentual de vitórias nos jogos em que o jogador atuou ou ficou de fora.

Os números da temporada passada ajudam a entender por que o Lakers confia na mudança. Nos 15 jogos em que Doncic atuou sem LeBron, o time venceu 11, um aproveitamento melhor que o do time nos jogos com LeBron em quadra. A amostra é pequena, mas mostra um time que funcionou com a bola nas mãos do esloveno.

A liderança que Redick pediu

JJ Redick passou boa parte do verão falando com Doncic sobre liderança. “O Luka e eu passamos a maior parte do tempo falando sobre isso”, contou o técnico no training camp. “É natural que fique um vazio sem certas pessoas no time. Falamos sobre isso o verão inteiro.”

Redick rebate a ideia de que Doncic não liderava antes, mas deixa claro quem manda agora: “Esse grupo vai seguir ele e o AR. Essa é a realidade”. O AR é Austin Reaves, que renovou contrato e divide a responsabilidade. O primeiro gesto veio antes do training camp, quando Doncic bancou um avião particular para levar os companheiros a um minicamp na Eslovênia, o que Redick chamou de “bem fora do comum”.

Um elenco quase todo novo

Além de LeBron, saíram Deandre Ayton, Marcus Smart, Rui Hachimura, Luke Kennard e Jaxson Hayes. No lugar, chegaram nove jogadores, a menor taxa de permanência da NBA. Os principais são o pivô Walker Kessler, que veio do Jazz, Quentin Grimes, Collin Sexton, Matisse Thybulle, Ziaire Williams e Kevon Looney. Apresentamos todos em os reforços do Lakers que estreiam na quarta.

O teste começa contra um rival que conhece bem o Lakers. O Warriors venceu os dois jogos da pré-temporada e deve ter o brasileiro Gui Santos no quinteto, como mostramos em o brasileiro que o Lakers vai enfrentar na estreia. O jogo é na quarta, às 23h, com transmissão da ESPN e do Disney+, e todos os detalhes estão em onde assistir a estreia.