Luka Doncic voltou a concorrer pelo prêmio de MVP da temporada 2025-26 da NBA, além das nomeações para All-NBA Teams. A liga aprovou o recurso do esloveno, que pedia a exclusão dos dois desfalques que ele teve em jogos do Los Angeles Lakers para acompanhar o nascimento de sua segunda filha, na Eslovênia.
Entre no grupo do Lakers Brasil no Telegram
Recurso aprovado
De acordo com uma regra válida desde a temporada 2023-24, os jogadores precisam ter 65 jogos mínimos, com 20 minutos jogados, para concorrer aos prêmios individuais ao fim de cada temporada regular.
Doncic havia disputado 64 jogos antes de sofrer uma lesão de grau 2 na coxa posterior e ficaria de fora da disputa, mas entrou com recurso para anular os desfalques do começo de dezembro, quando ele viajou até a Eslovênia para acompanhar o nascimento de Olivia, sua segunda filha.
O recurso foi aprovado na última quinta-feira (16), o que fez com que Luka completasse 66 partidas. A NBA também aprovou o recurso de Cade Cunningham, do Detroit Pistons; ele chegou a entrar em quadra 65 vezes, mas em seu 65º jogo, sofreu um colapso pulmonar e precisou sair da partida com apenas seis minutos jogados.
Com isso, ambos os jogadores voltam para a corrida de MVP; a última aparição de Luka Doncic foi em quarto lugar, e a de Cade, em sexto. Os dois também estão elegíveis para fazer parte dos All-NBA Teams; ambos estão projetados para o primeiro time geral.
Números não mentem
Após a aprovação do recurso, o Lakers retomou a campanha para que Luka Doncic seja eleito o MVP da temporada com base em seus números.
Em resumo, o astro terminou os jogos regulares como líder em pontos por jogo, com 33,5 e pontos gerais, com 2143, além de ter tido o terceiro melhor número de assistências, com uma média de 8,3 por partida.
O esloveno ainda recebeu quatro nomeações para Jogador da Semana e duas para Jogador do Mês na Conferência Oeste, com um jogo de 60 pontos contra o Miami Heat em março. Curiosamente, logo após ele ser o Jogador da Semana duas vezes seguidas, ele caiu da segunda para a quarta colocação na corrida pelo prêmio de MVP.
Agradecimento
Após a notícia do recurso aprovado, Luka Doncic fez questão de publicar um agradecimento à NBA em suas redes sociais, além de agradecer ao front office do Lakers pelo apoio na viagem em dezembro para acompanhar o nascimento de Olivia.
“Sou grato à NBPA por defender minha causa e à NBA por sua decisão justa. Foi importante para mim estar presente no nascimento da minha filha, em dezembro, e agradeço a Mark [Cuban], Jeanie [Buss], Rob [Pelinka], JJ [Redick] e toda a organização do Lakers por me apoiarem integralmente e permitirem que eu viajasse para estar lá. Esta temporada tem sido muito especial para mim por causa do que meus companheiros de equipe e eu conseguimos realizar, e me sinto honrado pela oportunidade de ser considerado para os prêmios de fim de temporada da liga”, escreveu.
O esloveno viajou até Madri, na Espanha, para fazer um tratamento com injeções de células-tronco na lesão, com o objetivo de acelerar a recuperação e poder disputar os Playoffs ainda na primeira rodada contra o Houston Rockets. Ele se reapresenta ao Lakers nesta sexta (17).